Castelo de Paiva

Com uma histórica bastante rica, comprovada pelo seu património, as origens de Castelo de Paiva remontam à Época Romana, detetado pela presença de momentos fúnebres como a chamada Pia dos Mouros, túmulo Hispano-Romano, em Curvite.

Pia dos Mouros

Na idade média, Castelo de Paiva pertencia ao território de Anégia, porém apenas no século XI e com a reconquista, esta região começou a moldar a sua verdadeira identidade, reconhecida apenas como “Paiva”, em 1850 passou a denominar-se Castelo de Paiva, conforme a ata mais antigo do arquivo municipal.

Castelo_de_Paiva

Destinos Nortenhos

Destacam-se os Paços de Gondim, onde viveu Martim de Bulhões, que desposou Maria Teresa Taveira, na Igreja do Mosteiro Beneditino, que atualmente não existem quaisquer vestígios, e desta união nasceu Fernão de Bulhões, mais tarde Santo António de Lisboa. No final da linha de descendentes dos Bulhões, Martinho Pinto de Miranda Montenegro Vasconcelos Bulhões, governador civil e primeiro Conde de Castelo de Paiva, cujas ações beneficiaram toda a região de Castelo de Paiva. Nas tradições, no intelecto e memória de todos os paivenses, está toda a benemerência que Martinho Pinto de Miranda Montenegro Vasconcelos Bulhões realizou.

centro historico CP

Composto por um conjunto de edifícios seculares com um grande valor cultural e arquitetónico, no Centro Histórico de Castelo de Paiva, destacando-se os Paços do Concelho, a Igreja Matriz, o Chafariz e o Edifício da Cadeia, que atualmente acolhe o no rés-do-chão o Posto de Turismo e uma sala de promoção de produtos de Castelo de Paiva, já no piso superior encontra-se o Centro de Interpretação da Cultura Local, que alberga exposições temporárias, eventos empresariais e culturais. No coração do Centro Histórico encontra-se a estátua de Dom Martinho Pinto Lencastre de Bulhões, primeiro conde de Castelo de Paiva.

Centro de Interpretacao da Cultura Local

Na região de Castelo de Paiva também se enaltece o Monte de S. Domingos, com o seu miradouro natural, recheado de vales profundo, por onde os rios Arda e Douro desenham o seu percurso até mar. Sendo também um local predileto para fazer piqueniques, neste monte está disponíveis diversas mesas e bancos, zonas relvadas e arborizadas, para que os momentos em família se tornem perfeitos.

Monte de S. Domingos