Mergulho nos Açores
Os Açores apresenta um conjunto de excelentes condições naturais para a prática de mergulho. Com tanta variedade, torna-se difícil de escolher por onde começar, dezenas de spots, em que cada um está adequado para diferentes tipos de mergulhos. Nas zonas costeiras e baixas encontra-se magníficas grutas e arcadas submarinas, entre destroços e restos de barcos naufragados, que são casa para lírios, meros e garoupas. Em águas mais profundas, fumarolas subaquáticas aparecem conjuntamente com grupos de jamantas. Para os mergulhadores, os Açores são um paraíso subaquático, repleto de maravilhas marinhas e misteriosas aventuras que se iniciam com o batismo de mergulho.
São Miguel
Esta ilha dispõe de uma grande variedade de locais de mergulho, ao longo da extensa costa. Porém destaca-se o Parque Arqueológico do naufrágio Dori, um Liberty Ship da segunda guerra mundial que resta no fundo oceânico, apelativo para a sua exploração através do mergulho. Rodeando o Ilhéu de Vila Franca, está uma reserva marinha, com o estatuto de área protegida, este local oferece excelentes condições para a realização de mergulhos. São Miguel é também reconhecida pelos seus mergulhos em baixas costeiras, próxima da costa, como os Lourenços e Baixa da Sabrina, em que é bastante comum observar-se grupos de jamantas e cardumes de grandes pelágicos. Esta ilha ainda é considerada como ponto de partida para os míticos locais de mergulho offshore dos Açores, os Ilhéus das Formigas e o Banco Dollabarat, localizados a cerca de 40 milhas desta, este locais são cativantes pelas suas águas transparentes e encontros com grandes cardumes de peixes pelágicos, jamantas e tubarões.
Spots de São Miguel:
- Dori
- Amora
- Âncoras do Ilhéu
- Arcos da Caloura
- Baixa das Castanhetas
- Baixa do espelho
- Baixa do Frade
- Cabeços do Ilhéu
- Fontes Hidrotermais
- Ilhéu de Vila Franca
- Lourenços
- Panela
Santa Maria
Recentemente descoberta por mergulhadores, atualmente é procurada mundialmente pela abundância de espécies marinhas que se encontraram nas suas águas e diversas zonas protegidas, desenvolvidas especificamente para o mergulho. Um dos fatores para a crescente procura desta ilha é pela Baixa Ambrósio, estando a 3 milhas da costa, esta baixa está repleta de vida semelhante àquela tipicamente encontrada em montes submarinos distantes, em que se destaca grupos de dezenas jamantas e cardumes de grandes pelágicos. Um outro fator, é durante os meses de verão, esta ilha recebe frequentemente o maior peixe do mundo, o tubarão baleia, que podendo ser avistado em alto mar, estando muitas vezes rodeado de milhares de atuns. Tal como São Miguel, Santa Maria também é um ponto de partida para os spots offshore para grandes mergulhos, Ilhéus das Formigas e Banco Dollabarat, estando apenas a cerca de 20 milhas da ponta sudeste de Santa Maria, estes locais são reconhecidos pelas águas com as melhores visibilidades dos Açores e encontram-se os grandes cardumes de peixes pelágicos, mantas e jamantas, tubarões e muitas outras espécies.
Spots de Santa Maria:
- Baixa da Maia
- Baixa da Penedia
- Baixa do Ambrósio
- Baixa dos Badejos
- Banco João Lopes
- Gruta Azul
- Gruta dos Enchareús
- Gruta Funda
- Ilhéu da Vila
- Ilhéu das Lagoínhas
- Pedrinha
Terceira
Esta ilha é para os mergulhadores uma das mais interessantes devido à exposição da vida marinha e das formações rochosas, que tornam os mergulhos num momento de interesse histórico e cultural. Na baía de Angra do Heroísmo encontra-se o Parque Arqueológico Subaquático é formado por diversos sítios arqueológicos, que compõem um museu subaquático com uma importância estratégica dessa cidade, ao longo dos séculos. Sem margem de dúvidas que o Cemitério das Âncoras é uma das principais atrações deste parque, em que são visíveis mais de 40 âncoras do século XVI ao século XX e o navio a vapor Lidador de 78 metros de comprimento, que naufragou aqui no ano de 1878. Porém, esta ilha apresenta outros locais fascinantes para o mergulho, nomeadamente um conjunto de ilhéus que se elevam à superfície a cerca de 5 milhas do sul da Terceira que são procuradas pela sua rica vida marinha, tal como os Fradinhos, em grande abundância estão espécies como meros, peixe-cão e grandes cardumes de peixes pelágicos. A gruta das cinco ribeiras permite explorar as várias câmaras interligadas entre si, tornando-se quase como um labirinto. A Terceira encontra-se perto de um dos melhores locais para o mergulho nos Açores, o monte submarino Banco D. João de Castro, estando no topo de um cone vulcânico, em que a atividade vulcânica ainda persiste e é um encontro com grandes cardumes de peixes pelágicos.
Spots da Terceira:
- Arcadas do Judeu
- Baixa da Vila Nova
- Calheta do Lagador
- Cemitério das Âncoras
- Cinco Ribeiras
- Fradinhos
- Gruta do Ilhéu das Cabras
- Ilhéu da Mina
- Lidador
- Pedra Perdida
- Santa Catarina
Graciosa
Esta ilha oferece uma variedade de spots para o mergulho, apesar da sua pequena dimensão, esta permite realizar mergulhos em toda a sua extensão costeira. Um dos locais mais conhecidos para esta atividades é o navio naufragado Terceirense, que descansa no fundo oceânico, à entrada do porto da Praia, a cerca de 21 metros de profundidade, a este. Outro local é a gruta do Carapacho, nos Ilhéus do Carapacho e também fortemente cobiçado são as baixas desta ilha, como a Baixa do Ferreiro de Fora e Baixa do Pesqueiro Longo, que apresentam uma grande quantidade de cardumes de peixes pelágicos, meros e coloridas ramadas de coral-negro.
Spots da Graciosa:
- Baixa da Sr.ª da Guia
- Baixa do Farol
- Baixa do Ferreiro de Dentro
- Baixa do Ferreiro de Fora
- Baixa do Pesqueiro Longo
- Baixa do Terceirense
- Gruta do Carapacho
- Ilhéu da Gaivota
- Naufrágio Terceirense
- Restinga do Freire
São Jorge
Esta extensa ilha dispõe de uma costa repleta de locais para realizar mergulho, porém as melhores os melhores mergulhos são feitos nas extremidades da ilha, locais em que as correntes marítimas criam excelentes condições para a concentração de pelágicos, especialmente nas zonas do Ilhéu do Topo e da Baixa dos Rosais, já ao longo de toda a costa sul, encontram-se grutas, arcos e baías que proporcionam mergulhos de excelência.
Spots de São Jorge:
- Baixa de Entre-Morros
- Baixa dos Rosais
- Baixio da Ponta da Queimada
- Gruta dos Corais
- Ilhéu da Urzelina
- Ilhéu do Topo – Norte
- Ilhéu do Topo – Sul
- Mouro de Lemos
- Pesqueiro-Alto
- Portinhos da Urzelina
Faial
A atividades mais conhecida e procura é o mergulho com tubarões. Os Açores é um dos poucos locais que é possível nadar com o tubarão azul. Apesar de ser realizado nas ilhas açorianas, o local predileto é o monte submarino Condor, localizado a cerca de 10 milhas da ilha do Faial, sendo acessível a partir das Ilhas do Faial e Pico. A proximidade com o Pico, permite ao Faial a realização de mergulhos diversificados, entre os mergulhos ao longo da costa, em que se destaca o Monte da Guia, também se pode realizar mergulhos no canal Pico-Faial. A ilha do Faial é um dos principais pontos de partida para o Banco Princesa Alice, localizado a cerca 45 milhas náuticas e é considerado um dos melhores mergulhos dos Açores, em que o encontro com grandes cardumes de peixes pelágicos, jamantas, e mesmo com tubarões são bastante comuns. Outro tipo de mergulho único é feito nas Fumarolas da Espalamaca, podendo ser observada a atividades vulcânica ativa, com nascentes de águas quente e cortinas de pequenas bolhas a emergir do leito marinho.
Spots do Faial:
- Baía de Entre Montes
- Baixa da Feteira
- Boca das Caldeirinhas
- Canhões de Entre Montes
- Espalamaca Norte
- Furnas do Monte da Guia
- Gruta dos Camarões
- Gruta e Ilhéu Negro
- Pontão 16
- Radares
Pico
Tal como no Faial, o Pico é conhecido por ser uma zona em que existe a possibilidade de mergulhar com os tubarões, especialmente no monte submarino Condor, localizado a cerca de 10 milhas da ilha do Faial e acessível a partir das Ilhas do Pico e Faial. E também devido à sua proximidade com o Faial é possível realizar mergulhos de carácter diversificado no canal Pico-Faial. O Pico também é um dos principais pontos de partida para o Banco Princesa Alice, localizado a cerca de 45 milhas náuticas. A ilha do Pico apresenta tanto uma riqueza e biodiversidade marinha como magníficas formações rochosas em seu redor, sendo mesmo o ex-libris dos mergulhos com interesse geológico os arcos duplos localizados nos Arcos do Pocinho.
Spots do Pico:
- Arcadas de São Roque
- Arcos da Formosinha
- Arcos do Pocinho
- Baixa da Barca
- Baixa do Norte
- Baixa do Sul
- Cachorro
- Corais de São Caetano
- Furnas de Santo António
Corvo
O seu isolamento permite que a vida marinha seja diversificada e abundante, especialmente os cardumes de bicudas, lírios e enxaréus, as vejas, peixe-cão, badejos e garoupas junto ao fundo e muitas outras espécies típicas açoriana. O melhor local para o mergulho e único para a prática da atividade é sem dúvida, o Caneiro dos Meros. O Corvo é um exemplo na história das Reservas Naturais do Arquipélago dos Açores, visto que foi a primeira e única ilha a constituir uma Reserva Voluntária, na qual atualmente é possível mergulhar a poucos centímetros de distância de vários meros de grande porte. Ainda existem outros locais para realizar mergulho, também com grande qualidade e presença marinha, nomeadamente, o Moldinho ou “Pedra do Atlas”, a Gamela logo à saída do Porto da Vila do Corvo, e a Baixa do Buraco.
Spots do Corvo:
- Baixa da ponta do Marco
- Baixa do Buraco
- Caneiro dos Meros
- Gamela
- Moldinho
Flores
As águas cristalinas e com a diversidade da vida marinha, juntamente com o seu isolamento, faz da ilha das Flores uma dos locais mais puros para o mergulho, ao longo da sua costa recortada, com as suas baías abrigada, extensas grutas, fendas e cavernas de grandes dimensões, tal como a Catedral, podendo também ser explorada por barco. O local mais atrativo a nível das formações rochosas e sendo bastante explorado é a Gruta do Falo, que permite uma mergulho inesquecível, em que as suas duas saídas proporcionam recortes de luz únicos e os mergulhadores conseguem emergir debaixo de uma cascata de água doce, tal acontece na Catedral. Nas várias baixas costeiros, nomeadamente a Baixa do Amigo e Baixa do Morro, qesta oferecem encontros com grandes cardumes de peixes pelágicos, como bicudas, lírios e enxareús, que passam tranquilamente, estando mesmo indiferentes à presença dos mergulhadores.
Spots das Flores:
- Baixa do Amigo
- Baixa do Morro
- Baixa Rasa
- Catedral
- Gruta do Galo
- Gruta dos Enxareús
- Ilhéu do Garajau
- Ponta da Caveira