Observação de Aves nos Açores

O Arquipélago dos Açores é uma zona extraordinária para a observação de aves, entre endémicas e migratórias, são mais de 200 espécies que nidificam e procuram abrigo em terreno açoriano, sendo mesmo o único ponto europeu em que passam aves migratórias americanas. Devido à sua posição central no Oceano Atlântico, os Açores são reconhecidos internacionalmente como um destino para a observação de certos grupos de espécies de aves, entre espécies migratórias que ocorrem aos Açores, por desvios migratórios provocados principalmente por intempéries, e aves marinhas que optaram por nidificar neste arquipélago e outras espécies e subespécies endémicas.

As aves mais observáveis nos Açores são o emblemático Priolo (Pyrrhula murina), uma das aves mais raras da Europa e endémica, sobrevive uma pequena zona da Ilha de São Miguel, na Serra da Tronqueira, e do Painho-de-monteiro (Oceanodroma monteiroi) é uma das aves marinhas mais raras da Europa e endémica dos ilhéus da ilha Graciosa, o Canário-da-terra (Serinus canaria) é uma espécie exclusiva da macaronésia e outras diversas subespécies endémicas como o Tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), a Estrelinha (Regulus regulus azoricus, R. r. sanctaemariae, R. r. inermis), o Pombo-torcaz (Columba palumbus azorica), e o Milhafre (Buteo buteo rothschildi).

Este arquipélago também contém uma das populações de nidificação mais importantes, a nível mundial de Cagarros (Calonectris diomedia borealis), e Garajau-rosado (Sterna dougallii). No total, cerca de trinta espécies nidificantes escolhem os Açores. Já o número aumenta no caso de espécies ocasionais que escolhem os Açores, sendo cerca de 400, entre elas existem algumas espécies raras e debutantes para o Paleárctico ocidental.

Portanto, em todas as ilhas existe a possibilidade de se observar de aves, porém destaca-se a ilha de São Miguel e Graciosa, para a observação das espécies endémicas; a ilha Terceira é específica para observação de gaivotas e limícolas de origem Neártica e Paleártica, e as ilhas das Flores e Corvo, observa-se passeriformes americanos, especialmente.