Natureza em Pico
Conhecida como a Ilha Cinzenta, está marcada pelos extensos campos de lava, a quem a população chama de “lajidos” ou “terras de biscoito”, que apelam à cor cinzenta, também remetendo para esta cor estão os currais da vinha, os maroiços nos terrenos agrícolas, os muros de caminhos, veredas e divisórias dos terrenos, contrastando com o verde da vegetação. A imensidão do cone vulcânico da Montanha do Pico surge majestosamente pelo azul celeste e para oriente, o Pico espreguiça-se por uma longa cordilheira vulcânica, com manchas de vegetação endémica e verdejantes pastagens, sendo pontuados por pequenos cones de escórias basálticas. Este vulcão é o terceiro maior do Atlântico com 2350 metros de altitude e 19 quilómetros de diâmetro, sem dúvida que é uma das atrações na paisagem do Pico. Na sua cratera principal está um cone de lava denominado de Piquinho, no topo do qual fumarolas permanentes encarregam-se de lembrar a sua natureza vulcânica, com 1250 metros de altitude, no teu topo é possível observar grande parte da ilha, bem como as vizinhas Faial e São Jorge. A oriental, metade do Pico é dominado pelo Planalto da Achada, segundo de uma cordilheira vulcânica com cerca de 30 quilómetros de extensão entre a Lagoa do Capitão e a Ponta da Ilha. Esta conta com cerca de 200 cones vulcânicos e áreas adjacentes albergam turfeiras, charcos ou lagoas, como as do Grotões, Rosada, Paul, Landroal, Caiado, Peixinho e Negra, sendo uma área importante para Açores, pela vegetação endémica, com espécies como cedro-do-mato, queiró, sanguinho ou trovisco em extensas e densas manchas. Porém, são os campos de lava basáltica que conferem a imagem do Pico, estas relembram o passado e possível futuro agitado com erupções vulcânicas, que criam vida após a sua temerosa explosão, da última erupção surgiram o Mistério da Praínha, no século XVI, e os mistérios de Santa Luzia, São João e da Silveira no século XVIII. O Pico não apresenta praias, mas sim encantadoras baías e enseadas, sendo zonas balneares que aproveitam o recorte da costa para um cenário único. Já as suas altas arribas rivalizam as de São Jorge, deslumbrantes e perigosas, oferecem um local para observação da envolvente, nomeadamente no Miradouro da Terra Alta propicia esta visão. As fajãs lávicas permanecem nas Ribeiras, nas Lajes do Pico ou na Ponta do Mistério, tornando-se num testemunho da constante luta entre a força dos vulcões e as ações do mar.
Jardim dos Maroiços – na Madalena, é composto por parque infantil, campo de futebol, campo de ténis, área pedonal e um Maroiço.
Jardim da Baleia – encontra-se no centro da vila das Lajes do Pico, sendo um ajardinado acompanhado por um parque infantil e recinto para espetáculos.
Jardim Municipal de São Roque – este espaço amplo é composto por uma fonte, coreto, parque infantil e casas de banho públicas.
Parque Matos Souto – é constituído por jardim, viveiros, campos de cultivo e pasto, contando com uma variedade de espécies arbóreas e arbustivas, e ainda contém uma recriação de ambientes no âmbito da etnografia agrícola do Pico.
Reserva Florestal de Recreio da Prainha – no Mistério da Prainha, esta dividida num miradouro, numa zona de merendas, numa zona de diversões, num campo polidesportivo e numa zona de acampamento. Nesta ainda se podem encontrar grandes zonas de flora endémica.
Reserva Florestal de Recreio da Quinta das Rosas – uma quinta com diversos tipos de flora que lhe concede uma grande beleza e ainda ostenta uma capela com a presença da Rainha Santa Isabel.
Reserva Florestal de Recreio de Santa Luzia
Reserva Florestal de Recreio do Mistério de São João – um parque arborizado, equipado com casas-de-banho públicas, equipamentos desportivos, zona de piquenique, parque infantil e centro interpretativo.
Gruta das Torres – um dos maiores tubos lávicos da Europa, esta gruta apresenta no seu interior diferentes tipos de estruturas lávicas.
Mistérios de São João e Silveira – locais que foram formados por episódios vulcânicos, em que o povo os denominou de mistérios, pois apenas conseguiam ver “rios de fogo” que saiam da terra e destruíam os que lhes pertencia.
Furnas de Santo António
Mistério da Prainha
Montanha do Pico – este estratovulcão de natureza basáltica, contém cerca de 2350 metros de altura, sendo o ponto mais alto de Portugal e encontra-se classificada como Reserva Natural desde o ano de 1982.
Piscinas Municipais de Santo António / Furna – encontram-se junto ao mar, possuindo balneários e piscina para crianças.
Zona Balnear da Madalena – também conhecida como Areia Funda, esta é bastante frequentada durante o verão, sendo muito agradável por ser mar aberto.
Zona Balnear da Maré nas Lajes do Pico