Natureza em Terceira

Conhecida como a Ilha Lilás, Terceira é demarcada pela Caldeira de Guilherme Moniz que fora inundada por lavas com dois mil anos do cone de Algar do Carvão, uma zona com a maior mancha de urze dos Açores. Num cenário semelhante, mas a norte, está o Biscoito da Ferraria e o Pico Alto, e a oeste, na Serra de Santa Bárbara, densas matas de vegetação endémica remetem para a floresta nativa do arquipélago, reconhecida por floresta laurifólia, o que eleva Terceira como a maior mancha de floresta nativa do arquipélago. Este verde natural esbate-se com a ocupação humana secular, com o colorido casario das povoações e com o lilás das fachadas dos edifícios, em especial de Angra do Heroísmo. Os testemunhos da atividades vulcânica criar formas peculiares, destacando-se no mundo subterrâneo o Algar do Carvão, resquícios de uma antiga conduta vulcânica com uma imensidão deslumbrante, em que no seu teto em abóbada pendem notáveis estalactites de sílica, as maiores do Mundo; a Gruta do Natal é um túnel lávico com corredores estreitos e longos, de cores e formas distintas que transformam esta gruta num local místico. À superfície, as Furnas do Enxofre são vestígios da força do vulcanismo açoriano, em que a paisagem é dominada por fumarolas circundadas por terrenos avermelhados, contrastando com o verde da vegetação, sendo a a atmosfera quente cheirosa a enxofre. No alto das montanhas e serras, estão os miradouros, numa posição estrategicamente planeada para a melhor observação da imensidão dos vulcões e averiguar a adaptação humana às condições da Terceira. Subindo ao Monte Brasil, um antigo vulcão de origem marítima, é o maior e mais bem preservado dos Açores, que no seu cume é possível desfrutar de uma das vistas mais fabulosas sobre a cidade e a baía de Angra do Heroísmo. Já do cimo da Serra do Cume, a geometria dos muros de pedra e sebes de hortênsia recortam as pastagens da Terceira. Do Miradouro do Facho, encontra-se o imponente Monumento do Imaculado Coração de Maria, e obtém-se uma panorâmica de cortar a respiração sobre a praia, marina e casario da Praia da Vitória e da planície das Lajes. Descendo até ao areal, a Praia da Vitória, um dos espaços mais importantes da Terceira, conta a sua história com divertimento, urbanidade com isolamento e sol com águas tépidas. As piscinas naturais florescem com algumas infraestruturas de apoio, nomeadamente o Porto Martins, Biscoitos, Negrito e Silveira. A orla costeira da Terceira é marcada por promontórios e baías, que se enquadram num quadro cénico de beleza rara, tal como as baías das Quatro Ribeiras, da Salga, da Mina ou do Fanal. Já mais para poente, a orla costeira é linearizada, marcada por arribas altas e vertiginosas, que se abatem abruptamente no mar, puros testemunhos dos espessos fluxos lávicos. Na Ponta do Raminho ou na Ponta do Queimado, ergue-se o Farol da Serreta, que age como sentinela e orientador dos navios.

Jardim do Palácio dos Capitães Generais

Jardim Duque da Terceira – um dos jardins mais importantes dos Açores, este tem uma enorme variedade de flora, com espécies de todo o mundo.

Natureza Açoriana

CorvoFaialFloresGraciosaPicoSanta MariaSão JorgeSão MiguelTerceira

Jardim Silvestre Ribeiro – em homenagem a um famoso político e historiador português, Silvestre Ribeiro. Este espaço verde e florido está acompanhado por uma estátua de Silvestre Ribeiro, inaugurada no século XIX.

Parque Ambiental do Paul

Parque municipal do Relvão – composto por campos que se encontram preparados para praticar desporto, e também apresenta uma vertente infantil com o parque de recreio para crianças.

Reserva Florestal de Recreio da Lagoa das Patas

Reserva Florestal de Recreio da Mata da Serreta

Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil e Monte Brasil – um vulcão extinto que se encontra rodeado pelas muralhas da Fortaleza São João Baptista, sendo esta a mais antiga fortaleza, continuamente ocupada por tropas portuguesas, nos dias de hoje.

Reserva Florestal de Recreio do Viveiro da Falca

Furnas do Enxofre

Miradouro da Serra do Cume – contempla uma vista para a baía da Praia da Vitória e a planície interior da Terceira, dividida por muros de pedra vulcânica conhecida por “manta de retalhos”

Biscoito da Ferraria e Pico Alto

Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros

Praia Grande – sendo a maior praia da Terceira, esta encontra-se na baía da Praia da Vitória, é uma zona propícia à prática de windsurf.

Prainha

Prainha da Praia da Vitória – junto à Marina da Praia da Vitória, esta na época balnear oferece um bar e balneários acessíveis a todos os banhistas, sendo uma zona propícia para a prática de desportos náuticos.

Zona Balnear da Silveira – próxima do centro da cidade, esta também conhecida como Piscinas Naturais da Silveira.

Zona Balnear das Cinco Ribeiras

Zona Balnear de Porto Martins – piscinas naturais que são procuradas durante a época de verão, com infraestruturas de apoio e vigilância.

Zona Balnear do Negrito – na freguesia de São Mateus, junto ao antigo Forte do Negrito, esta é formada por uma baía de fundos planos.

Zona Balnear dos Biscoitos – esta é uma das melhores zonas balneares da Terceira, sendo formada por rochas vulcânicas, criando um ambiente agradável.