Património em Flores
Ao longo das Flores estão presentes diversas igrejas, que se destacam do casario, tanto pelas suas dimensões tal como pelo seu branco das paredes, rodeado pelo tom cinzento das cantarias. A igreja de Nossa Senhora de Lurdes, na Fazenda, foi erguida no século XX, é a mais emblemática, visto que aproveita de uma elevação para ser observada e como miradouro permite uma vista para os campos em redor. Outro miradouro sobranceiro à Fajãzinha possibilita a observação de todo o casario do lugar, perdido no meio de uma planície verdejante. Em Santa Cruz das Flores, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição está realçada dos restantes edifícios, pela sua fachada grandiosa. Nas Lajes das Flores, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída no século XVIII e com posterior revestimento da fachada por azulejos. Do adro, enquadrado por araucárias, é possível avistar o porto e parte da vila e pode partir-se à descoberta dos impérios, das casas de cantaria de basalto e da ponte de 1743 sobre a Ribeira dos Morros. O Museu das Flores encontra-se instalado em parte do antigo convento franciscano de Santa Cruz, este documenta as relações dos florentinos com o mar e a terra, através de coleções de alfaias agrícolas, scrimshaw e instrumentos marítimos, utensílios ligados à carpintaria e ferraria, têxteis de linho e lã, outra exposição de interesse é dos artefactos recuperados do Slavonia, paquete naufragado ao largo da costa florentina no ano de 1909. Já a tradição artesanal das Flores está na composição de flores compostas com miolo de hortênsia, um trabalho delicado que exige mãos firmes e com perícia; outro trabalho artesanal é as flores de escamas de peixe feito com conchas, bordados e rendas.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário – construída entre os anos de 1763 e 1783, no mesmo local da antiga Ermida do Espírito Santo. A sua planta retangular apresenta duas torres integradas e na capela-mor encontra-se um retábulo em talha revivalista pintada.
Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão – criando nos tanques que o óleo de baleia era armazenado, este promove temas sobre a observação de aves, poluição marinha, fontes hidrotermais de profundidade e observação de cetáceos.
Museu das Flores – apresenta um acervo museológico e documentado, que se estende por três edifícios, o convento franciscano de São Boaventura, a Casa-Museu Pimentel de Mesquita
Museu Municipal das Lajes das Flores