O que fazer em Setúbal
Visto como um destino de férias, em que a beleza do Estuário do Tejo e do Sado inspiram para dias relaxantes e divertidos, juntamente com as paisagens da Serra da Arrábida e seus vinhedos que oferecem paisagens de cortar a respiração. A pouco mais de 30 quilómetros de Lisboa, a região de Setúbal encontra-se no centro da capital e das vilas de Palmela, Sesimbra, Alcácer do Sal e Grândola.
Existem diversas atrações em Setúbal de paragem obrigatória, começando pela Catedral de Santa Maria da Graça, uma construção do século XVI que apresenta belos azulejos do século XVIII; seguindo para o Mosteiro de Jesus, uma igreja gótica com belas colunas manuelinas e terminando, a primeira ronda, no Castelo de São Filipe que remonta ao século XVI, tendo sido erguido pela ordem de rei Filipe II de Espanha no ano de 1595.
Em seu redor, encontram-se vilas pitorescas que requerem uma exploração pormenorizada, destacando-se a vila de Palmela, muito conhecida pelo seu vinho, que acompanha as belas paisagens sobre a Serra da Arrábida ou sobre o Castelo de Palmela, que durante a noite torna-se num local mágico. Este foi ocupado por mouros sendo conquistado pelos portugueses no século XII, tendo sido várias vezes destruído e reconstruído até ao que se apresenta atualmente uma pousada luxuosa.
Outra vila que merece destaque é Azeitão, fortemente conhecida pelos excelentes vinhos doces e moscatéis. Para conhecer bem Azeitão é recomendado fazer passeios a pé, entre quintas, palácios e fontes, aos poucos vai-se conhecido esta vila, romântica e rústica. Começando pela rua Almirantes Reis, aqui encontram-se as oficinais de artesanato e um belo chafariz, e caminhando até chegar à Igreja de São Simão, que apresenta um rico património azulejas do século XVII. Mesmo ao seu lado, encontram-se os limites da Quinta da Bacalhôa, conhecida pelos seus vinhos e moscatéis.
Indo para sul, encontra-se a vila de Sesimbra, toda ela pitoresca e piscatória, esta vila é muito procurada pela sua estância balnear e envolvente natural da Serra da Arrábida. Aqui encontra-se o Castelo de Sesimbra, interligado a momentos importantes na história de Portugal, tendo sido conquistada pelos mouros em 1190 e reconquistada pelos Portugueses no século XIII e pouco depois foi doado à Ordem de Santiago.
Para terminar uma visita à região de Setúbal recomenda-se fortemente a ida ao Cabo Espichel, a oeste de Sesimbra, este cabo sobre as falésias hipnóticas e com uma magnitude gigantesca. Durante muitos anos, este foi conhecido como dark shores, ou seja costa sombria pois não continha sinais luminosos e assombravam as mentes dos mais curiosos e expandia a criatividade fantasmagórica dos mais novos.