Património de Setúbal

Cada rua, cada fachada, ou mesmo calçada, o Centro Histórico de Setúbal apresenta a memória da cidade, desde a época dos Fenícios e Romanos até à atualidade dos centros comerciais. Neste zona o comércio local e tradicional capta atenção dos visitantes, entre lojas com marcas mundiais às lojas conventuais e antiguidades.

Praça de Bocage

Todos os caminhos vão dar a Roma, mas em Setúbal, todos vão dar à Praça de Bocage, albergando esplanadas que evocam um dos maiores vultos da poesia portuguesa, Bocage, a sua estátua de olhos sobre o mar é o ex-libris desta praça. Nesta ainda se encontra o edifício dos Paços do Concelho, atual Câmara Municipal.

Património da Região de Lisboa

Convento de Jesus

A poucos minutos de distância, encontra-se o Convento de Jesus, um monumento quinhentista, que acolhe o Museu de Setúbal, juntamente com a Igreja de Jesus, que foi considerada o primeiro ensaio de Portugal de uma igreja-salão. Neste convento foi confirmado a partilha do mundo entre Portugal e Castela, aquando o Tratado de Tordesilhas.

Igreja de São Julião

Já a Igreja de São Julião, envolvido por esplanadas, apresenta um rico pórtico manuelino com figuras gravadas há mais de 500 anos na sua pedra.

Largo Francisco Soveral

Seguindo pela rua Serpa Pinto, a modernidade das lojas é resguardada pelos edifícios seculares, especialmente no Largo Francisco Soveral, também conhecido como antigo Largo da Ribeira Velha, uma loja de roupa conserva a promoção da venda oitocentista, preservando as figuras de convite pintada em azulejo do século XIX, na sua fachada.

Largo de Santa Maria

Já no Largo de Santa Maria, encontra-se a Sé Catedral de Santa Maria da Graça, entre ruelas e casas centenárias, este escondido é uma peça monumental nesta praça. Ao contornar este templo, pela rua do Corpo Santo, encontra-se o Museu Barroco ou a Casa do Corpo Santo, decorado com azulejos barrocos, este é o ex-libris da época barroca de Setúbal.

 

Bairros de Tróino e das Fontainhas

Numa vertente mais secular, Setúbal mantém os laços com as suas origens, reflexo de tal são os bairros de Tróino e das Fontainhas. Em ambos, o ambiente característico de urbanismo setubalense, multicultural e genuíno. Enquanto Fontainhas remonta ao século XVI, com as ruas estreitas e sinuosas, em que as casas apresentam detalhes arquitetónicos dos períodos quinhentistas, seiscentistas ou setecentistas. Já Tróino apresenta-se mais jovem, devido à sua reconstrução pombalina, após terramoto de 1755, em que cafés, esplanadas e lojas são o ponto de encontro do secular e da modernidade.

Praça Teófilo Braga

No coração de Tróino, na Praça Teófilo Braga, erguem-se uma elegante Fonte do Sapal no estilo barroco e por todo o lado, estão edifícios com características puramente setubalenses, acompanhados por azulejos, varandas em ferro e em estilo arte nova.

No que respeita ao património cultural, destacam-se os seguintes.

Galeria Municipal do Antigo Banco de Portugal

Na avenida Luísa Todi, este encontra-se num edifício do século XX, acolhendo cerca de 14 pinturas de retábulo da capela-mor da Igreja de Jesus, destacando-se a pintura de Jorge Afonso, um dos grandes pintores portugueses do século XVI; juntamente com um espólio de pinturas dos séculos XV, XVI e XVII, peças de ourivesaria sacra e vestígios arqueológicos, encontrados após escavações no centro histórico da cidade e no Convento de Jesus.

Casa Bocage

Poeta setubalense, nascido a 15 de setembro de 1765, no bairro de S. Domingos, na casa que atualmente ostenta o seu nome, oferecido por visconde francês Edmond Bartissol ao Município para que esta casa apresenta-se exposições sobre o poeta e a sua vida e obras.

Museu do Trabalho Michel Giacometti

Este dispõe de uma coleção etnográfica, que foi recolhida por alunos do Serviço Cívico Estudantil em 1975, em que Michel Giacometti fez a sua supervisão e fundou. Este museu oferece uma homenagem ao seu fundador através de diversas exposições, como “A Indústria Conserveira (Da lota à lata)”, “Mundo Rural – Coleção Etnográfica Michel Giacometti e a Génese do Museu”, “Mercearia Liberdade – Um património a salvaguardar”.

Museu Sebastião da Gama

Um espaço dedicado à vida do poeta e pedagogo Sebastião da Gama, apresentando um espólio bibliográfico e objetos pessoas do poeta, juntamente com imagens da história deste local e objetos de pastorícia e vinicultura.