Setúbal
Um local encantado, Setúbal sempre cativou atenção de diversas civilizações, aquando a conquista pelos mouros, esta vila ganhou uma nova importância e pouco após a sua reconquista, a Ordem de Santiago manteve o seu crescimento e relevância nacional. Rapidamente, Setúbal desenvolveu-se através das indústrias de cerâmica e pesca e em meados do século XVIII, ganhou uma nova vocação, a vocação de Manuel Maria Barbosa do Bocage, nascido e crescido aqui, o poeta invocou a poesia nacional. Porém, não esquecendo de outra figura que demarcou a lírica nacional, Luísa Todi, é relembrada desde o século XVIII.
Perto e longe da capital, Setúbal apresenta-se num cenário de cortar a respiração, que está envolvido pela belíssima Serra da Arrábida, vinhedos e estuário do Sado, que lhe oferecem uma fauna e flora única, sendo um destino perfeito para explorar. Na zona da ribeirinha encontram-se centenas de embarcações coloridas, que contrastam com o bronze da pele dos pescadores.
Já na vertente campina, Azeitão ganha destaque. Uma região que foi abastada pelas famílias aristocráticas, que ergueram edifícios e monumentos importantes para o legado da região, nomeadamente quintas em que bons vinhos são produzidos. Voltando para o mar, a Baía de Setúbal é conhecida como uma das mais belas a nível do mundo, a sua marina lança o convite para viver grandes momentos de lazer e diversão.
Portanto, pode-se afirmar que Setúbal resume-se a uma multiplicidade de monumentos e experiências entre a cidade, a serra, o estuário do Sado, litoral, monumentos históricos e prazeres gastronómicos.