Madeira
Descoberta por navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco, a ilha da Madeira em 1419, que a apelidaram de Madeira pela abundância desta. As potencialidades da Madeira e a sua importância estratégica, fez com que esta começasse a ser colonizada em 1425. Com o povoamento, foram introduzidas culturas agrícolas, tais como a cana-de-açúcar, que conferiu uma prosperidade económica, levando a cidade do Funchal a um ponto de escala das rotas comerciais europeias, na segunda metade do século XV. Já nos século XVII e XVIII, surge uma nova cultura, do vinho, continuou no impulsionamento da economia da Madeira.
Durante os séculos XIX e XX, a Madeira floriu com o setor turístico, que se tornou numa referência para a aristocracia europeia, que afixou a sua residência temporária, muito devido às qualidade terapêuticas naturais da Madeira.
No ano de 1976, a Madeira passou a ser uma Região Autónoma da República Portuguesa, permitindo-lhe ter poder legislativo.
Porto Santo foi descoberto em 1418, após os navegadores terem passado por uma tempestade em alto-mar, fazendo com que a sua embarcação ter sido afasta da sua rota original pela costa de África e andaram à deriva até avistarem uma pequena ilha, à qual lhe chamaram Porto Seguro, Porto Santo, salvando mesmo a tripulação de Zarco.
A partir de 1440, foi estabelecido o regime das capitanias, sendo Tistão Vaz Teixeira nomeado capitão-donatário da capitania de Machico. Já Bartolomeu Perestrelo tornou-se capitão-donatário de Porto Santo, seis anos mais tarde e, em 1450, Zarco é nomeado capitão-donatário da capitania do Funchal.
Os primeiros colonos da Madeira foram estes três capitães-donatários e as suas famílias, sendo um grupo de pequena nobreza acompanhados por alguns antigos presos do Reino, que tinham o objetivos de conferir condições mínimas para o desenvolvimento da agricultura na Madeira, desbastando uma parte da floresta, construindo canais de água, que encaminham as águas na costa norte para a costa sul. Nestes primeiros tempos, os produtos hortícolas e o peixe eram os principais e essenciais produtos de subsistência do povoado.
Portanto, o Arquipélago da Madeira encontra-se no Oceano Atlântico, num conjunto de três ilhas, formado pela Madeira, pelo Porto Santo com e pelas Ilhas Desertas, juntamente com dezasseis ilhéu desabitados, estando apenas a Madeira e Porto Santo habitadas, alcançáveis através do Aeroporto da Madeira no Funchal e do Aeroporto do Porto Santo.
Apesar de ter uma superfície pequena, a Madeira contém cenários de beleza rara e encanta qualquer pessoa que a visite.
O Arquipélago da Madeira está divida pela Ilha da Madeira: Funchal, capital do arquipélago, Santa Cruz, Machico, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz, São Vicente e Santana. E pela Ilha de Porto Santo. Juntamente, numa reservar natural, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens.