Porto Moniz
A norte da ilha da Madeira, o município do Porto Moniz é composto por mais três freguesias: Achadas da Cruz, Ribeira da Janela e Seixal. Este município ficou ligado ao resto da ilha após a II Guerra Mundial, aquando a construção da estrada que interliga Porto Moniz ao concelho de São Vicente, esta foi escavada na encosta, sendo atravessada por quedas de água, que correm até ao mar. Esta estrada é uma das estradas mais bonitas da Madeira. Porém, por questões de segurança, foram construidos túneis devido à queda de pedras, mas ainda é possível atravessar os locais mais emblemáticos desta estrada.
O nome de Porto Moniz deve-se a Francisco Moniz, casado com a neta de Gonçalves Zarco, que mais tarde que apelidou o porto, estendendo-se até aos terrenos mais próximos. O ex-libris do concelho de Porto Moniz são as suas piscinas naturais, um complexo balnear formado a partir de rochas vulcânicas banhadas pelo mar, oferecendo águas frescas e límpidas, uma grande atração.
No extremo noroeste da ilha da Madeira, o povoamento de Achadas da Cruz foi um processo bastante lento, visto que se encontra a uma grande altitude. Anualmente, realiza-se a Feira do Gado, atraindo bastantes pessoas a um recinto com exposições sobre produtos e materiais relacionados com a agropecuária e também são desenvolvidas atividades culturais e recreativas. Para aqueles que visitam esta freguesia, é possível fazer uma viagem pelo teleférico das Achadas da Cruz, um meio de transporte confortável e seguro, oferecendo vistas magníficas sobre o verde do Porto Moniz, as costas sobranceiras e sobre a massa oceânica.
O nome da Ribeira da Janela adveio de um ilhéu que se encontra a 100 metros da foz da ribeira e tem uma pequena abertura semelhante a uma janela aberta. O seu povoado, terrenos e habitações apresentam-se cuidados e muito tradicionais, erguendo-se num ambiente de calma e sossego. Nesta freguesia destaque-se o Miradouro da Tranquada que oferece uma vista sobre a zona norte da ilha da Madeira e a foz da Ribeira da Janela que oferece um parque de campismo com excelentes condições e serviços.
A freguesia do Seixal foi criada no ano de 1553 e pensa-se que o seu nome proveio de seixo, que por si significa pedra ou calhau ou então do seixo que designa uma espécie de vegetal. Uma zona que cativa quem por ali passa, pelos seus recursos naturais, como as suas piscinas naturais, uma zona balnear formadas por pedra negra vulcânica com uma vista sobre as montanhas e vegetação envolvente. O Miradouro do Véu da Noiva encontra-se na estrada mais antiga, que interliga o Seixal a São Vicente, e neste é possível observar uma cascata que verte uma forte corrente de água pela encosta abaixo que faz relembrar o véu de uma noiva. Ainda de destacar é o Chão da Ribeira, um vale envolvido por uma rica vegetação, que pertencem à Floresta Laurissilva, que se encontra classificada como Património Natural Mundial da UNESCO.