Praias do Litoral Alentejo
Nas encostas suaves e costas abruptas, as praias do Alentejo tornaram-se as melhores de Portugal, sendo acompanhadas tanto pela veia natural como pela veia que permite oferecer as melhores condições aos banhistas. Em rumo ao sul, desde Troia a Odeceixe, fronteira com o Algarve, as belas areias esbranquiçadas que se deixam banhar pela massa atlântica, são o maior elemento representativo destas praias do Litoral Alentejano.
Porto Covo – Praia Grande
Encontrando-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma pequena aldeia piscatória foi crescendo mantendo as suas linhas charmosas e a sua tranquilidade transpirada pelas casas caiadas de branco e contrastando com o azul do oceano. Nesta aldeia encontra-se a Praia Grande, envolvida por grandes rochedos que a abrigam de ventos fortes e acolhem as águas límpidas que de calma muitas vezes não apresentam nada mas que deliciam os surfistas.
Ilha do Pessegueiro
Defronte para esta ilha, encontra-se a Praia da Ilha do Pessegueiro, que apresenta vestígios de uma antiga ocupação humana, contado com uma fábrica de salga de peixe da época Romana, em que muito provavelmente surgiu o nome do latim “piscatorius”. Na época balnear, existem diversos barcos que promovem visitas a esta ilha, passando por um canal, que outrora fora um porto de abrigo dos romanos e cartaginenses, e que atualmente é um local perfeito para a prática de windsurf, a canoagem e o mergulho.
Vila Nova de Milfontes
Nesta destacam-se duas praias, a Praia do Malhão apresenta um areal extenso, em que a sua ondulação possibilita a prática de desportos aquáticos, como o surf e o bodyboard, nesta praia também é possível fazer nudismo.
Já a Praia de Aivados, também conhecida como Praia do Buzinheiro, com uma extensa faixa de areal, na base da sua falésia encontra-se um cordão de seixos rolados, que permitem o prolongamento à praia mais a sul.
Zambujeira do Mar
Estando integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a Praia da Zambujeira do Mar encontra-se envolvida por falésias muito altas que oferecem uma vista única para o oceano, que cria uma ondulação forte, perfeita para a prática de surf e bodyboard. Nesta praia decorre sempre no primeiro fim-de-semana de agosto o Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal.
Já a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, encontra-se a Praia do Carvalhal São Teotónio, para esta é possível aceder por terra batida ou pela povoação de Brejão. Estando envolvida por um quadro natural com um vale profundo e recortado pro um riacho que corre até ao mar, esta praia tem vindo a ganhar visitantes pelo seu sossego.
Grândola – Praia Aberta Nova
Esta praia é o retrato perfeito da natureza no seu estado mais puro, com um extenso areal quase sem intervenção humana, apenas contando com um bar de apoio, esta praia é considerada uma das mais belas da região alentejana. Esta é bastante procurada por amantes do sossego, calma e procurem um toque natural e único numa praia especial.
Lagoa de Santo André – Praia da Costa de Santo André
A Praia da Costa de Santo André encontra-se junto à Lagoa de Santo André, fazendo parte da área de Reserva Natural, que também se banha pelo Oceano Atlântico e pelas águas calmas da lagoa. Esta praia está envolvida por dunas douradas, que unem duas caras da praia, a frente do mar agitado, perfeito para a prática de windsurf e canoagem, e pela frente da lagoa, um cenário mais calmo, que possibilita a observação da paisagem natural e das aves que ali nidificam.