Praias Alentejanas
Num jogo de cores, entre o azul do Oceano Atlântico, o areal dourado e o verde da vegetação que se infiltra na areia, assim se apresentam as praias da costa alentejana, em que reinam o sossego e o estado puro da natureza.
Percorrendo a costa, até chegar a Troia, magia acontece nos areias alentejanos, amor e alegria apenas aqui vividos.
Sem margem de dúvida que falar das praias alentejanas é obrigatório referir o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Este estende-se ao longo de 100 quilómetros de costa, sendo o troço litoral europeu melhor conservado, desde Porto Covo (Alentejo) até Burgau (Algarve).
Entre falésias escarpadas a praias de areia fina e dourada, todo o litoral tem vindo a ser bastante procurado, não apenas pelas suas características únicas mas pela sua beleza inigualável, com grandes e extensas praias ou praias mais aninhadas nas arribas, em que se menciona Porto Covo, Malhão, Vila Nova de Milfontes, Almograve, Monte Clérigo, Arrifana e a Praia do Amado.
Caminhar pela Costa Vicentina é cada vez mais um sonho, parar e apreciar a natureza, o seu cantar e falar, nada melhor que o Alentejo para um momento e férias relaxadas, longe do confuso centro urbano.
A Costa Alentejana delicia os mais aventureiros com as suas praias, nomeadamente as praias Vale dos Homens, Murração e Carriagem, na zona de Aljezur; percorrendo até à praia da ilha do Pessegueiro, seguindo para a povoação de Porto Covo.
Para norte, paragem obrigatória nas praias de Brejos considerado um tesouro escondido na península de Troia, e a praia Aberta Nova, bastante isolada. E para quem procure saborear um pescado à beira-mar, a praia do Carvalhal é o local perfeito.