Lazer em Sobral de Monte Agraço
Com o objetivo de explorar e dar a conhecer o melhor da região de Sobral de Monte Agraço, foram implementados e organizados percursos pedestres.
A Rota dos Moinhos de Sobral é um percurso pedestre com uma pequena rota marcada, nos dois sentidos, segundo as normas da Federação Portuguesa de Campismo. Sempre com a temática dos moinhos bem presente, o percurso leva-nos a locais com interesse histórico, cultural e paisagístico, tais como o Forte Grande de Alqueidão, a capela Romano-Gótica de S. Salvador e a Igreja de Santo Quintino.
- Partida e Chegada: Largo da Feira na Vila de Sobral de Monte Agraço
- Âmbito: Ambiental, Cultural e Desportivo
- Tipo de Percurso: Pequena Rota, por caminhos tradicionais e florestais
- Distância a percorrer: 14 Km
- Nível de dificuldade: Fácil, acessível a todos
- Época aconselhada: Todo o ano
A Rota do Sizandro é um percurso pedestre de pequena rota, com cerca de 11 Km, circular, com início e fim no Rio da Bica, na localidade de Sapataria. Está marcado, nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
- Partida e Chegada: Sizandros – Sapataria
- Âmbito: Ambiental, Cultural e Desportivo
- Distância a percorrer:11 Km
- Nível de Dificuldade: Fácil, acessível a todos
- Desníveis: Pouco acentuados
- Época aconselhada: Todo o ano
A Grande Rota das Linhas de Torres – Troço Concelhio de Sobral de Monte Agraço, é um percurso pedestre de grande rota, com cerca de 16 Km, linear, com pontos de partida e chegada a localidade de Patameira e Correntes (Valgarfos). Está marcado nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
- Partida e Chegada: Patameira e Correntes (Valgarfos)
- Âmbito: Ambiental, Cultural e Desportivo
- Distância a percorrer: 16 Km
- Nível de Dificuldade: Médio/Elevado
- Desníveis: Acentuados
- Época aconselhada: Todo o ano
E, o Circuito do Alqueidão é um percurso que destaca a Rota Histórica das Linhas de Torres. Testemunhos do valor estratégico que desempenharam nos planos de Arthur Wellesley, os Fortes do Alqueidão, Machado, Novo e Simplício integram um Circuito de Visita – Circuito do Alqueidão – que permite usufruir e sentir estes lugares sob a perspetiva da história mas, também, da natureza, do desporto e do lazer.