Lazer em Torres Vedras
A Rota da Vinha e do Vinho localiza-se no concelho de Torres Vedras e percorre na íntegra, uma das suas 20 freguesias, a de Dois Portos. Afamada pelas suas quintas e adegas, esta freguesia, segundo muitos especialistas, reflete o que de melhor vinho se produz no concelho.
- Freguesia de Dois Portos
- Acessos: EM 248 – Torres Vedras – Sobral de Monte Agraço
- Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular
- Ponto de Partida e Chegada: Ribaldeira
- Distância: 15 km
- Desníveis Acumulados: 410 metros
- Altitude: Max.: 213 m (km 12 – Casal de S. Pedro); Min.: 65 m
- Duração: 5 horas
- Grau de Dificuldade: Média
- Época Aconselhada: Todas
- Cartografia: Carta Militar n.º 375, proveniente do Instituto Geográfico do Exército
A Rota do Atlântico é o segundo Percurso Pedestre de uma rede de percursos que está a ser implantado pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Trata-se um percurso linear, que permite desfrutar de lugares magníficos, quer do espaço urbano, quer das praias que se perdem de vista e acompanham todo o percurso.
- Freguesias: A-dos-Cunhados, Silveira e Maceira
- Acessos: EM 561-1 Porto Novo – Santa Cruz ou EN 247-2 Santa Cruz – Praia Azul
- Tipo de Percurso: Pequena Rota Linear
- Pontos de Partida/Chegada Partida: Porto Novo (Parque de estacionamento junto à Praia)
- Chegada: Praia Azul (rotunda junto ao Hotel) ou Partida: Praia Azul (rotunda junto ao Hotel)
- Chegada: Porto Novo (Parque de estacionamento junto à Praia)
- Distância total a percorrer: 11.5 Km
- Altitude Máxima e Mínima Máx.: 76 m (Alto da Vela)
- Mín.: 1 m
- Duração: 4 horas, com regresso 8 horas
- Grau de Dificuldade: Fácil
- Época Aconselhada: Todo o ano
- Cartografia Cartas Militares de Portugal, na escala 1/25 000, folhas nºs. 361 e 374, do Instituto Geográfico do Exército
A Rota das Lapas é um percurso circular com uma extensão de 17 km englobando duas derivações, o PR3.1 com cerca de 8 km e o PR3.2 com 11 Km. Este separa-se em Matacães ao Km 6, antes da subida para os moinhos eólicos e os caminheiros deverão seguir as indicações que os levarão de retorno à Quinta das Lapas. O PR3.2 separa-se em Monte Redondo, junto à Igreja do Divino Espírito Santo, ao Km 10 e os caminheiros devem seguir a estrada municipal 575 até á Quinta das Lapas. A Quinta das Lapas, uma das mais belas da Região, classificada pelo IPAR, como bem imóvel de interesse público, atualmente funciona como centro de recuperação de toxicodependentes. O seu conjunto de casas e jardins representa um dos exemplos mais significativos dos efeitos teatrais perseguidos pela arquitetura civil barroca, inspirada em modelos eruditos do renascimento italiano.
- Freguesia de Matacães e Monte Redondo
- Acessos: EM 575: Monte Redondo » Matacães; EN 115-2: Torres Vedras » Monte Redondo; EN9: Torres Vedras » Alenquer.
- Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular
- Ponto de Partida e Chegada: Lapas Grandes (Quinta das Lapas); Matacães (junto à Junta da Freguesia); Monte Redondo (junto à Igreja Matriz).
- Distância: PR3: 17 Km /Distância Total incluindo ramais e variações: 21Km
- Desníveis Acumulados: +303 m; -303m
- Altitude: Max.: 303 m » Min.: 63 m
- Duração: 5 horas
- Grau de Dificuldade: PR3 –Dificuldade Média » PR3.1 – Fácil » PR3.2 – Média.
- Época Aconselhada: Todo o Ano
- Cartografia: Carta Militar de Portugal, série M 888, folha n.º 375- Instituto Geográfico do Exército
A Rota do Castro do Zambujal é um percurso circular com um total de 16 km, tendo sido criada uma derivação, O PR4.1 com cerca de 11.750km. O PR4.1 separa-se ao Km 7, depois do Castro do Zambujal, seguindo para Torres Vedras. O Castro do Zambujal é um povoado fortificado da Idade do Cobre ou Calcólitico datado do 3.º milénio a.C. Situado num esporão rochoso na margem direita da Ribeira de Pedrulhos, afluente do Rio Sizandro. Descoberto em 1932 por Leonel Trindade, foi escavado ao longo da década de 60 e inícios de 70 pelo Instituto Arqueológico Alemão. Trata-se de uma fortificação Pré-Histórica com quatro muralhas e torres e, que teve ocupação humana ao longo de, pelo menos, 800 anos.
- Freguesias de S. Pedro e Santiago e Santa Maria do Castelo e S. Miguel.
- Acessos: A8: Lisboa a Torres Vedras (Leiria); EN 8-2: Torres Vedras a Lourinhã, Peniche; EN 8: Malveira a Torres Vedras, Bombarral; EN 115: Torres Vedras a Cadaval; EN 9: Alenquer a Torres Vedras, Mafra.
- Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular
- Ponto de Partida e Chegada: Parque Verde da Várzea- Torres Vedras
- Distância: PR4: 13 Km » Ramal: 0,8 Km » Variação PR4.1: 2.1 Km » Distância Total: 16 Km
- Desníveis Acumulados: 430 m
- Altitude: Max.: 185 m » Min.: 27 m
- Duração: 3 horas
- Grau de Dificuldade: Média.
- Época Aconselhada: Todo o Ano
- Cartografia: Carta Militar de Portugal, na escala 1/25 000, série M, folha n.º 374, do Instituto Geográfico do Exército.
A Rota Do Vento é um percurso circular com um total de 14 Km, englobando uma derivação, com cerca de 8 Km. O início do percurso encontra-se no jardim central em frente à Igreja Matriz de São Lucas, em Freiria. A partir deste local os pedestrianistas podem optar por fazer o percurso total em direcção a Chãos ou em direcção à Serra da Romã e Serra do Romeirão. A derivação ocorre no centro de Freiria, junto ao Largo do Jardim onde se encontra um painel informativo e local onde os pedestrianistas podem optar por realizar o percurso total de 14 Km ou apenas parte dele 8 Km ou 6 Km, consoante a opção. Seguindo para Chãos e passando pelo Edifício da Junta de Freguesia de Freiria deve virar à esquerda e atravessar a zona limítrofe urbana da Freiria em Concelhos, a partir daí predomina uma paisagem agrícola constante, nomeadamente as vinhas e estufas hortícolas. O percurso far-se-á em terra batida até Chãos. Segue-se então até Fernandinho, local para parar e sentar junto à capela, observar e escutar a ainda tranquila vida do campo. Caminhando em direcção à Freiria, a cerca de 2 Km, encontra a indicação que o levará ao reinício do percurso, junto à Igreja de São Lucas e onde poderá optar por continuar até á Serra da Romã e Serra do Romeirão.
- Freguesia de Freiria.
- Acessos: A8: Se vier pela Auto-Estrada A8, sair na Malveira e seguir a indicação de Torres Vedras pela Estrada Nacional 8. Depois de passar a localidade de Freixofeira, deve virar à direita em direcção a Colaria/Freiria e a apanhar a Estrada Municipal 554 até à Freiria.
- Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular
- Ponto de Partida e Chegada: Largo da Igreja de São Lucas
- Distância: Distância total a percorrer: 14 Km; Derivação aos 8 Km’s ou aos 6 Km’s
- Desníveis Acumulados: + 259m; -271m
- Altitude: Max.: 194 m » Min.: 43 m
- Duração: 4 horas
- Grau de Dificuldade: Média
- Época Aconselhada: Todo o Ano
- Cartografia: Carta Militar de Portugal, na escala 1/25 000, série M 888, folhas n.º 374 e 388, do Instituto Geográfico do Exército.
A Rota da Luz é um percurso circular designado como Pequena Rota (PR), com uma extensão total de 23 Km e que pode ser convertido em dois trajectos: um de 10,5 km’s e outro de 12,5 km’s. Este localiza-se no Concelho de Torres Vedras e percorre na totalidade uma das suas freguesias, a da Carvoeira. Conhecida como uma das mais antigas do concelho, esta freguesia espelha a magnitude da importância vinícola através das suas encostas viçosas repletas do divino néctar de Baco.
Ao percorrer o trajecto que lhe propomos poderá descobrir locais de grande valor histórico, patrimonial e natural como a Igreja de Nossa Senhora da Luz, o Largo dos Namorados, a Capela de Nossa Senhora da Glória, o moinho recuperado do Cuco, o Parque 25 de Abril, a Quinta do Paço, a Quinta e o Coreto do Largo D. Segismundo José de Menezes e Alarcão, a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, a Capela de Madre de Deus (Zibreira), entre outros.
- Freguesia: Carvoeira
- Acessos: Estrada Nacional 9- Torres Vedras » Alenquer – Estrada Nacional 1080 Carvoeira » Aldeia de Nossa Senhora da Glória – Estada Municipal 374 Carvoeira » Carreiras
- Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular
- Ponto de partida e chegada: Centro Educativo » Carvoeira
- Distância a Percorrer: 23,2 Km’s
- Desníveis acumulados: percurso: + 237 m; -237 m
- Altitude máxima e mínima: Max: 248m; Mín: 86 m
- Duração: 6 horas
- Grau de Dificuldade:
- PR: média/ difícil
- Variação: Fácil
- Época aconselhada: todo o ano
A Rota das Quintas é um percurso circular de 13 km nas freguesias de Carvoeira e S. Domingos de Carmões. O percurso inicia e termina em Carmões, passando por áreas essencialmente rurais, com particular destaque para vinhas.
- Freguesias: Freguesia de S. Domingos de Carmões e Freguesia de Dois Portos
- Tipo de Percurso: circular
- Pontos de partida/Chegada: Junta de Freguesia de S. Domingos de Carmões – Torres Vedras
- Distância: 15 000 metros
- Desníveis Acumulados: 435 mt
- Altitude Máxima e Mínima: Máx: 300 mt; Min: 105 mt
- Duração: 3,5 horas
- Grau de dificuldade: Fácil
- Época Aconselhada: Todo o ano
- Cartografia: Carta topográfica 1:25 000 Série M888 nº: 375
A Rota dos Moinhos é um percurso que tem o seu início junto aos antigos armazéns da Macieira, à entrada do Maxial, terrenos do cretáceo inferior, percorrendo parte da “rua direita” até se desviar à direita, iniciando a subida para a serra, para os terrenos do Jurássico superior, onde se desenvolverá a maior parte deste percurso.
- União de Freguesias de Maxial e Monte Redondo
- Acessos: EN 115-2
- Tipo de Percurso: Pequena Rota Circular
- Altitude: Max: 363m | Min: 70m
- Grau Dificuldade: Médio
- Época Aconselhada: Todo o ano
- Cartografia: Carta Militar de Portugal, na escala 1/25 000, série M 888, folhas n.º 374 e 388, do Instituto Geográfico do Exército.
A Grande Rota Linhas de Torres Vedras é um percurso pedestre que visa dar a conhecer as linhas de defensa, elaboradas Arthur Wellesley, futuro duque de Wellington, que prevendo uma nova invasão Napoleónica, juntamente com o engenheiro José Maria das Neves Costa, organizaram o maior sistema de defesa na história, assentada em 152 fortes, com 600 peças de artilharia e estradas militares, tudo construído entre 1809 e 1812. Percorrendo as freguesias de Carvoeira, Dois Portos, Matacães, Monte Redondo, Ponte do Rol, Runa, Silveira,Santa Maria, S. Pedro e Santiago, S. Pedro da Cadeira, Turcifal, Ventosa.
Este inicia-se no Forte de S. Vicente, chegando à Foz do Rio Sizandro ou no Parque Verde da Várzea sendo o ponto de chegada na Serra do Socorro. Tem uma distancia total de 112 Kms – ligando ao troço de Sobral de Monte Agraço, de Mafra e do Forte do Grilo à Estrada Militar na Zona do Bonabal.
29km – Forte S.Vicente > Forte da Ordasqueira > Serra do Socorro
17km – Serra do Socorro > Castro do Zambujal > Forte de S. Vicente
21km – Forte S.Vicente > Forte do Grilo > Foz do Rio Sizandro
26km – Foz do Rio Sizandro > Castro do Zambujal > Forte de S. Vicente
Tem as seguintes características:
- Tipo de Percurso Misto (linear e/ou circular)
- Desníveis Acumulados 2 350 mt
- Altitude Máxima e Mínima Máx: 395 mt | Min: 5 mt
- Duração 2 dias (totalidade do troço)
- Grau de dificuldade Misto
- Época Aconselhada Todo o ano
- Cartografia Carta topográfica 1:25 000, Série M 888 nos 374, 375 e 389
A Grande Rota Caminho do Atlântico é uma rota que está inserida na Grande Rota Europeia E9, iniciando em S. Petersburgo, na Rússia e termina em Cabo São Vicente. Em Portugal, especificamente, no Oeste, o seu troço – Rede Natura do Oeste, tem uma extensão de 66 Kms, entre a Praia da Assenta Sul (Torres Vedras) e o Cabo Carvoeiro (Peniche), atravessando toda a costa do Oeste. A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica que visa conservar a diversidade biológica e ecológica dos Estados Membros da União Europeia. Ao longo desta rede é possível observar os sistemas dunares, as estruturas geológicas e paleontológicas únicas, entre as zonas marítimas até à avifauna marinha.
- Duração do Percurso: 3 dias
- Grau de dificuldade: Fácil
- Cota Máxima Atingida: 95 metros (Montoito)
- Cota Mínima Atingida: 5 metros (Peralta)
Entidade Promotora: Município de Torres Vedras em parceria com os Municípios de Lourinhã e Peniche