Lazer no Cadaval
A Serra de Montejunto é um local tranquilo, ideal para a realização de atividades e animações ou explorar a flora, fauna e geologia desta serra, através de passeios pedestres/BTT/burro e a cavalo/automóvel, montanhismo, alpinismo, espeleologia, asa delta, parapente e hipismo.
Por forma a explorar o melhor da Serra e Montejunto, são apresentados alguns trilhos pedestres.
Trilho da Quinta da Serra – Serra de Montejunto – um percurso de rota circular, desenvolvido num âmbito ecológico, cultural e paisagístico. Quem realizar este trilho passará por uma floresta mediterrânea, desde castanheiros, a pinheiros, cedros e pequenos tufos de alecrim. Faz-se uma pequena chama de atenção aos terrenos de cultivo, denominados covões. A este da serra, encontra-se uma vasta vegetação que esconde a pedregosidade da serra calcária. Na Penha do Meio-Dia, pode-se constatar os penhascos, com nidificações de aves, as povoações e planura até ao mar. Perto do final, encontra-se a Real Fábrica de Gelo, um ponto de interesse patrimonial. No final encontra-se uma pequena lagoa.
- Distância – 6 km
- Duração – 2h30
- Partida – Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto
- Grau de dificuldade – fácil
Trilho da Penha do Meio Dia – Serra de Montejunto – um percurso circular que se insere no âmbito ecológico e paisagístico, da Área Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.
- Distância – 7 km
- Duração – 3h30
- Partida – Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto
- Grau de dificuldade – moderado
Trilho Pela Quinta da Serra até ao Topo – um percurso que vai ao topo da Serra de Montejunto. No início do passeio, encontra-se a mata de castanheiros, passando por uma pequena lagoa, passando pelo pinhal. Subindo esta serra, os caminhantes entram no reino da pedra calcária. Quando se atinge o topo da serra, encontra-se os conventos Dominicanos, juntamente com uma paisagem de cortar a respiração. A sul vê-se o ondular das colinas até ao rio Tejo, em que se dá destaque à chaminé vulcânica de Meca. A este está uma planície de eucaliptais. A oeste, encontram-se os vales cultivados, o planalto das Penhas do Relvio e uma extensão de eucaliptais até ao mar. A norte, estão os alcantilados do Moinho do Céu e as fragas de Penha do Meio-Dia.
- Distância – 9 km
- Duração – 3h30
- Partida – Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto
- Grau de dificuldade – moderado
Trilho Do Sul – Serra De Montejunto – este percurso será percorrido pela aba sul da serra, subindo até ao seu ponto mais alto. Logo no início entra-se na mata dos castanheiros, a sudoeste predomina o mato rasteiro. Ao percorrer este trilho, verifica-se um contraste entre penhascos abruptos e as planícies cultivadas. No topo da serra, os caminhantes puderam usufruir de uma paisagem panorâmica, a sul uma extensão de colinas onduladas que vão até ao rio Tejo. A este, uma planície de eucaliptais. A oeste, encontram-se vales cultivados, juntamente com o planalto das Penhas do Relvio e uma extensão de eucaliptais até ao mar. A norte, estão os alcantilados do Moinho do Céu e as fragas da Penha do Meio-Dia.
- Partida – Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto
- Grau de dificuldade – difícil