Património Natural do Bombarral

Do património natural do concelho de Bombarral destacam-se as grutas ocupadas por humanos há milhares de anos. Para além do Paleolítico Superior e Médio, ainda existem níveis do Neolítico que fornecem um espólio, entre machados de pedra polida a estatuetas antropomórficas de terracota, testemunhos arqueológicos provenientes do homem de Neanderthal.

No dia 17 de agosto de 1808, Bombarral foi palco principal durante a luta pela independência portuguesa, face às Invasões Francesas – uma batalha denominada como Batalha da Roliça, em que o anglo-luso, a comando do General Wellesley, futuramente Duque de Wellington, se consagrou vencedor. E por forma a reviver ou explorar este campo de batalha, foi organizada a caminhada da Roliça, promovendo o momento da luta portuguesa pela sua independência e libertação.

Em relação ao património arqueológico, encontram-se três espaços de destaque – Gruta Nova da Columbeira, Gruta da Lapa do Suão e Castro da Columbeira.

A Gruta Nova da Columbeira está localizada numa encosta do Vale do Roto, esta foi descoberta em 1962. Sendo considerada uma das poucas grutas portuguesas ocupadas durante o paleolítico e uma das que disponibilizou uma oferta arqueológica do Homem de Neanderthal. Segundo as datações obtidas, esta gruta apresenta uma atividade de ocupações paleolíticas com 30.000 anos a.C. Ou seja, esta gruta foi ocupada intensamente por populações paleolíticas, tanto por residência permanente como por curtos períodos sazonais. Quando observada, a fauna realça a presença de hienas das cavernas, lobos, ursos pardos, veados, cabras montês e auroques.

A Gruta da Lapa do Suão também se encontra no Vale do Roto, foi descoberta por volta de 1880, por Carlos Ribeiro, o primeiro escavador. Nesta gruta é possível constatar ocupações oriundas do Paleolítico Superior e Neolítico, que fornecem legados como machados de pedra polida, ídolos-placa decorados, pequenas estatuetas zoomórficas de coelhos e uma estatueta antropomórfica, feita de terracota. Mas também foram encontrados ossos carbonizados, vasos de cerâmica e uma taça decorada com ornatos brunidos, que formam um motivo floral, materiais fúnebres atribuídos à Idade do Bronze.

E, o Castro da Columbeira está localizado na Serra do Castelo, acima da povoação da Columbeira, este é um importante povoado da Idade do Cobre, datando quatro mil anos. É constituído por duas cinturas de muralhas, sendo reforçadas com torres circulares. A fortificação central tem o formato quadrangular com uma entrada virada para sudeste. Ainda foram encontrados vasos cerâmicos, ponta de seta e lâminas em sílex, machados de pedra polida, utensílios em osso e pesos de tear, materiais que afirmam que o povoado desenvolvia atividades agrícolas e pastorícias, na Idade do Cobre.