Peniche

Visitar: Património | Natureza | Praias

A cidade de Peniche compreende uma península de aproximadamente 10 quilómetros, que culmina a poente do Cabo Carvoeiro. Encontrando-se no Distrito de Leiria e detém seis freguesias, a Ajuda, Conceição, São Pedro (divide a cidade de Peniche), Atouguia da Baleia, Ferrel e Serra d’El Rei, numa zona mais rural. E está delimitado a Este pelo Município de Óbidos, a Sul pelo Concelho de Lourinhã, a Oeste e Norte pelo Oceano Atlântico. Ainda, separado pela extensão Atlântica, encontramos o Arquipélago da Berlenga. Neste concelho predominam as boas praias para práticas de Turismo de Sol e Mar, Turismo Náutico e diversas atividades piscatórias.

Contudo, a agricultura também se destaca. Ao longo dos anos, este teve diversas populações, que procuravam o seu recurso natural, transformando e incentivando a pesca e a agricultura. Estas tornaram-se atividades economicamente importantes, e que atualmente permanecem igualmente influenciadoras.

A Ilha de Peniche era uma região relativamente pouco povoada, até meados do século XV. Esta dependia da Vila da Atouguia da Baleia, económica e administrativamente, pois esta vila era considerada como uma das regiões mais importantes. Contudo, a formação do cordão dunário, permitiu a ligação entre o Continente e Peniche.

Deste modo, a pequena região de Peniche passou a ser bastante procurada, pois esta ligação geológica promoveu a acessibilidade e mobilidade da população para a costa, onde os terrenos eram melhores e mais férteis. Por fim, a região de Peniche foi considerada Vila em 1609, e a 1 de Fevereiro de 1988, tornou-se na Cidade de Peniche.

A zona costeira constitui uma parte muito significativa do território português, uma área muito influenciada pela ação do mar que requer regularmente alguns cuidados de manutenção para preservar a biodiversidade. Ao longo dos anos esta zona tem vindo a atrair cada vez mais apaixonados pela sua paisagem que procuram atividades que só a área costeira lhes pode oferecer.

A que mais se destaca é sem dúvida a balnear, sendo muito incentivada pelas boas condições climáticas e ambientais proporcionadas pela localização do território.