Barcelos

A nível de Barcelos podemos referenciar a partir da descoberta maravilhosa e magnífica dos seus efeitos históricos referenciando no seu património histórico. Através do centro histórico da se importância a um edifício nomeado, como património histórico, este edifício é o da Câmara municipal, visto que, torna num edifício de uma serie de agregações, melhoramentos a começar pelo núcleo dos velhos paços do concelho, a sua grande reestruturação iniciou em 1849 onde aglomera o antigo hospital Espírito Santo que serviu de apoio aos peregrinos a Santiago de Compostela sendo século XVI, todas as fachadas da historia deste edifício encontram se nos dias de hoje presentes em fase de reabilitação e valorização.

Deforma a reforçar mais ainda o interesse histórico-cultural destaca se um Roteiro Cultural, neste roteiro define se por interpretar os circuitos tradicionais da visita a cidade destacando as casas dos homens que lutaram para defender a cidade nomeado Roteiro Republicano.


Existe a presença de um museu Arqueológico que se trata de um espaço de um paço com características da idade Média, tornando – se em museu no início do século XX. Dentro deste museu podemos encontrar um cruzeiro, referente aos milagres de S. Tiago originando assim, uma Lenda do Galo sobre estes milagres. Encontra-se na igreja Matriz uma referência de cariz entre a época do românico e gótico na sua construção possuído também uma Torre Sineira datada do século XVIII.

Teatro Gil Vicente

Outro monumento a ser referenciado é a mais antiga casa de espectáculos da cidade e denomina se como Teatro Gil Vicente, a sua fachada remonta ao estilo neoclássico revivalista.

Casa dos Vilas Boas Sampaio

Encontramos a Casa dos Vilas Boas Sampaio que retrata o Arquivo Municipal, contudo encontramos o monumento D. António Barroso que é uma obra de referência do Arq. Marques da Silva e do Escultor Sousa Caldas.

Casa Quinhentista

Em Barcelos encontramos a Casa Quinhentista também conhecida como Casa Baú sendo uma das últimas residências tipo sobrado Quinhentista desta Terra. De forma a estudar, documentar, conservar e divulgar o património Olárico que conta hoje em dia com 9000 peças.

Museu Regional e Etnográfico de Alvito S. Pedro

Anualmente com o centro de juventude desenvolve o trabalho de recolha, documentação e sensibilização sobre peças subvalorizadas mantendo estas peças limpas e organizadas.

Praceta Sá Carneiro

Para não deixar o seu esplendor esta terra compõe uma Galeria Municipal de Arte denominada como Praceta Sá Carneiro este espaço é dedicado à reflexão e valorização dinamizando através da acção de vastas exposições de artistas locais e nacionais.

Torre da Porta Nova

A Torre da Porta Nova tem como função principal ser o centro de interpretação do galo e da cidade de Barcelos. Este espaço começou a exercer as suas funções em julho de 2013. Este espaço patrimonial como horário de funcionamento segunda – sexta das 10h as 18h e ao fim de semana e feriados é das 10h as 13h e das 14.30 as 17h30. E fecha nos dias 24 e 25 de Dezembro, sexta-feira santa e o dia de páscoa. Neste espaço realiza se visitas guiadas mas tem de ser reservadas e programadas com 72 horas de antecedência.

Casa dos Machados da Maia

A Biblioteca Municipal também conhecida como a Casa dos Machados da Maia, este edifício foi construído no século XVI. Como a toda a cidade, esta também possui um campo da feira mais antiga e tradicional do país havendo na sua essência produtos hortícolas locais e artesanato.

Igreja de Nossa Senhora do Terço

Encontra-se a Igreja de Nossa Senhora do Terço, esta igreja contêm um esplendoroso interior, toda ela é referência a arte barroca tendo painéis de Azulejo azul e branco de 1713, demonstrado ou estando presente cenas da via de S. Bento e emblemas e a valiosa talhada dourada dele.