O Norte de Portugal
Entre vales, montanhas, rios e mar, a Região Norte ergue-se majestosamente para nos oferecer um património cultural, histórico e natural sem igual, que se deixa limitar a norte e a este por Espanha, como Galiza e Castela e Leão, a sul pela Região Centro, nomeadamente pela região de Aveiro, Viseu Dão-Lafões e Beiras e Serra da Estrela e a oeste pelo Oceano Atlântico. A Região do Norte abraça oito sub-regiões: Área Metropolitana do Porto; Alto Minho, Alto Tâmega, Ave, Cávado, Douro, Tâmega e Sousa e Trás-os-Montes.
Área Metropolitana do Porto
A Área Metropolitana do Porto é confrontada a norte por Cávado e Ave, a este por Tâmega e Sousa e Viseu Dão-Lafões, a sul pela região de Aveiro e a oeste com o Oceano Atlântico. Esta área metropolitana tem sede na cidade do Porto, que constituem o núcleo da região do Norte. Esta área é composta por 17 municípios: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.
Alto Minho
O Alto Minho designa a antiga região do noroeste de Portugal, que pertencia à província do Minho e atualmente é uma sub-região denominada de Minho-Lima. A nível geográfico, corresponde ao distrito de Viana do Castelo, contudo nunca teve uma existência legal como província, apresentando-se pelos seus dez municípios: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.
Alto Tâmega
O Alto Tâmega é uma sub-região do norte de Portugal, que se encontra no curso superior do rio Tâmega, sendo confrontado a oeste com o Cávado e Ave, a norte com Espanha, nomeadamente Galiza, a este com Trás-os-Montes e a sul com o Douro. Esta sub-região é composto pelos concelhos: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar.
Ave
O Ave é uma sub-região do norte que fazia parte da antiga província do Minho, atualmente esta sub-região é delimitada a norte com o Cávado, a leste com o Alto Tâmega, a leste e sul com o Tâmega e Sousa e a sul e oeste com a Área Metropolitana do Porto. Esta é composta por oito concelhos: Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vizela.
Cávado
O Cávado é uma sub-região do norte e do distrito de Braga, sendo composto concelhos do norte deste distrito. Este encontra-se delimitado a norte com o Alto do Minho, a leste com o Trás-os-Montes, a sul com o Ave e com o Grande Porto e a oeste com o Oceano Atlântico, estando constituído por seis concelhos: Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro, Vila Verde.
Douro
O Douro é uma sub-região que integra as partes do distrito de Bragança, distrito de Vila Real, distrito de Viseu e distrito da Guarda. Este apresenta-se delimitado a norte com o Trás-os-Montes, a leste com a Espanha, a sul com a Beira Interior Norte e o Dão-Lafões e a oeste com o Tâmega. O Douro está composto por dezanove 19 concelhos: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Vila Real.
Tâmega e Sousa
O Tâmega e Sousa é uma sub-região está confrontada a norte com o Ave e o Alto Tâmega, a leste com o Douro, a sul com o Viseu Dão-Lafões e a oeste com a Área Metropolitana do Porto. Este é composto por onze concelhos: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel, Resende.
Trás-os-Montes
Trás-os-Montes é uma sub-região que se encontra delimitada a oeste com o Alto Tâmega, a norte e este com Espanha, nomeadamente Galiza e Castela e Leão, e a sul com o Douro. Este integra os seguintes municípios: Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso, Vinhais.