Peso de Régua

Em Peso da Régua são de destacar instituições que foram essenciais para o desenvolvimento tanto da cidade, como do concelho e da região, nomeadamente o edifício da Companhia Geral da Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro, hoje em dia é a sede do Museu do Douro, que foi fundado em 1756 por Marquês de Pombal, com o objetivo foi a demarcação das vinhas que iriam produzir o Vinho do Porto, fazendo assim criar a primeira região demarcada e regulamentada do mundo: a Região Demarcada do Douro, e juntamente com a Casa do Douro, criada no ano de 1932, sendo a entidade reguladora dos vinhos da região.

O Vinho do Porto surge do reconhecimento tanto nacional como internacional, pelo seu valor e qualidade, que é o verdadeiro reflexo da cultura e personalidade portuguesa. Apreciar o vinho é algo que requer tempo e ensinamento, uma lição de paciência. O processo da criação do Vinho do Porto provém de uma lição de alquimia, que reúne todos os elementos naturais, desde a terra à água, do calor ao frio, em que o ser humano soube utilizar os seus dotes para criar a divina delícia alcoólica, que liberta o espírito e aquece a alma.

Em 1756, foi a primeira demarcação da região do Douro, que ao longo dos anos, graças a Marquês de Pombal foi dado destaque entre as outras regiões. O Douro é uma das paisagens vinhateiras mais belas e transpiram grandeza, com o seu anfiteatro de xisto e videiras, que foram sendo alteradas pela mão humana, que desejavam obter o melhor vinho do mundo.