Machico

Na costa leste da ilha da Madeira, encontra-se o concelho de Machico, estando a 22 quilómetros, este município contém um grande valor histórico. Foi em Machico que desembarcaram em 1419, Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, aquando a descoberta da Madeira. Acredita-se, que um século antes da sua descoberta, Robert Machim e Ana d’Arfet tinham encontrado aqui refúgio, sendo o seu nome uma deturpação do nome Machim que originou o nome da cidade. Machico foi elevado a cidade em 1996 e o seu concelho é composto por cinco freguesias: Água de Pena, Caniçal, Machico, Porto da Cruz e Santo António da Serra.

A baía de Machico apela a uma caminhada, podendo constatar a paisagem de mar e terra, enquanto a leste do vale de Machico está o miradouro do Pico de Facho, que possibilita uma vista panorâmica sobre os picos da zona central da ilha da Madeira até à Ponta de São Lourenço, já ao longo da sua baía está a Praia da Banda Além, que se destaca pela sua areia amarela importada de Marrocos.

A freguesia de Água de Pena encontra-se disposta em declive desde a serra ao mar, libertando-se das abas do planalto, em que os poios acolhem as culturas verdejantes, a serenidade das ravinas que terminam na imensidão oceânica. Um local perfeito para se avistar a paisagem sobre a baía e vale de Machico, Caniçal e a Ponta de São Lourenço, é no miradouro Francisco Álvares Nóbrega

Localizada na zona mais larga do extremo leste da ilha da Madeira, o nome do Caniçal tem origem numa planta existente na zona, o caniço ou carriço. Este foi elevado a vila no ano de 1994, contendo uma maior linha de costa, com arribas e rochedos que enfrentam o Oceano Atlântico. No seu extremo este, encontra-se Ponta de São Lourenço, que se carateriza-se pelas formações rochosas avermelhadas e escuras e pelos seus ilhéus, e neste as caminhadas propõem uma vista de corta a respiração sobre a costa norte e sul da ilha da Madeira mas também das ilhas Desertas e de Porto Santo.

Desde 1677, Porto Cruz é freguesia do Porto da Cruz e em 1996 foi elevado a vila. Esta encontra-se envolvida por montanhas que lhe conferem a forma de anfiteatro virado para o oceano. Porto da Cruz é como um centro de exposições geológicas com camadas de cinzas vulcânicas ou as formações basálticas, juntando a vertente agrícola, estes elementos tornam a sua paisagem única.

A freguesia de Santo António da Serra encontra-se numa área pitoresca, sendo a única freguesia que está divida em duas, uma pertencente a Machico e outra a Santa Cruz. O nome de Santo António da Serra provém do orago consagrado a Santo António, contudo também é conhecida por “Santo da Serra”. Estando num ambiente natural e romântico, que é oferecido por uma bela vegetação, acompanhada por bonitas vilas e quintas, em que juntando o clima ameno, esta freguesia é de paragem obrigatória.