Ponta do Sol

Na costa sul da ilha da Madeira, a Ponta do Sol é atualmente sede de concelho sendo composto pelas freguesias de Ponta de Sol, Canhas e Madalena do Mar. O concelho de Ponta de Sol é o considerado o mais quente da ilha da Madeira e é a localidade em que o sol brilha durante um maior número de horas. A atividades económica baseia-se no setor primário como a agricultura, especialmente a produção de cana-de-açúcar e da banana; a horticultura e floricultura; ainda se destaca o comércio tradicional e uma empresa de exportação de plantas. Neste concelho encontra-se o Paúl da Serra, sendo o único planalto na ilha da Madeira, estando a cerca de 1500 metros de altitude, contendo núcleos de vegetação indígena, espécies faunísticas e aves migradoras e ainda estão presentes turbinas eólicas, para a produção de energia elétrica, de forma não poluente.

O nome da Ponta de Sol proveio da presença de uma ponta de rocha que enfrenta o mar e que reflete os raios solares. Nos últimos anos, a vila da Ponta do Sol tem vindo a desenvolver-se, tendo sido erguido unidades hoteleiras de grande qualidade, que apresenta uma forte aposta desta no turismo.

Canhas ganhou o seu nome em honra de um dos primeiros povoadores, João de Canha, que era escudeiro de D. Diogo, Duque de Viseu. Assentado na agricultura, a atividades económica dos Canhas também se baseia em algumas indústrias como de blocos, cimento e serração de madeiras. Porém, é de destacar também, que Canhas é como uma porta de acesso ao Paul da Serra, um local hídrico que alimenta ribeiras e origina caudais de água para a irrigação dos campos.

Conhecida pelo característico bairro de pescadores, Madalena do Mar também freguesia tem o nome devido a uma fazendo povoada que tinha uma capela dedicada a Santa Madalena. A cana sacarina foi durante muito tempo cultivada a grande escala, obrigando à construção de um engenho para o fabrico de açúcar e consequentemente este local tornou-se um importante centro produtor de açúcar. Atualmente, estes terrenos encontram-se destinados para a produção da banana, sendo depois exportada. Nesta freguesia, encontra-se o sítio dos Moledos, que possui a espécie de Ensaião (Airchryson dumosum), existente apenas nesta área, juntamente com outras espécies, em especial de avifauna. Ainda a partir deste local, é possível avistar toda a paisagem sobre a freguesia da Madalena do Mar, a sua igreja, as suas casas típicas, a sua vegetação e a beira-mar.