Natureza em Câmara de Lobos

Entre jardins e miradouros, Câmara de Lobos renasce num verde e azulado, complementando a perfeita arte natural, muito apreciada.

Promenade de Câmara de Lobos – interliga a Câmara de Lobos à promenade do Lido, em que permite caminhar, correr ou simplesmente passear à beira-mar numa distância de 2,2 quilómetros, passando pelo Caminho da Trincheira e terminando junto ao parque de estacionamento da baía, que se encontra requalificada com áreas ajardinadas.

Miradouro da Boca da Corrida – oferece uma vista sobre o vale do Curral das Freiras, a Eira do Serrado e o maciço central, e é o ponto de partida do Caminho Real da Encumeada.

Miradouro da Fajã dos Padres – concede uma vista sobre a Fajã dos Padres, uma terra à beira-mar em que se pode tomar banho nas águas cristalinas e límpidas do mar. Neste miradouro encontra-se o elevador panorâmico que permite o acesso a essa fajã.

Miradouro do Rancho – com uma vista sobre Câmara de Lobos, o oceano e a arriba do Cabo Girão, este encontra-se no sítio do Rancho. Este tem um teleférico com acesso à fajã do Rancho.

Miradouro do Salão Ideal – na entrada da cidade de Câmara de Lobos, este cede uma vista sobre a baía de Câmara de Lobos e o promontório do Cabo Girão. Desde 1997, este é acompanhado por um monumento em honra a Canteiro, da autoria do escultor Ricardo Velosa.

Miradouro do Pico da Torre – com uma panorâmica de 360º sobre o centro da cidade de Câmara de Lobos, a pitoresca baía, o promontório do Cabo Girão, a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e parte do concelho do Funchal. Este faz-se acompanhar por um cruzeiro, um símbolo das comemorações do 15º aniversário da Revolução Nacional, razão pelo qual é conhecido por Pico da Cruz.

Miradouro Winston Churchill – na entrada da cidade de Câmara de Lobos, este deve o nome visto que o primeiro-ministro inglês aqui pintou um quadro alusivo à baía. Em 1981, foi inaugurado um painel da autoria do pintor Henrique Afonso Costa, que representa Winston Churchill a pintar o quadro.

Miradouro Cabo Girão – este é o cabo mais alto da Europa, sendo famoso pela sua plataforma suspensa em vidro, skywalk, e oferece uma vista sobre as fajãs do Rancho e do Cabo Girão, duas pequenas áreas de terra cultivadas no seu sopé, sobre o oceano e sobre Câmara de Lobos e do Funchal. Este local é procura para a prática de parapente e base-jumping, em que o paraquedista português Mário Pardo fez deste local um espetacular salto de mota. Desde 1951, este é acompanhado pela Capela de Nossa Senhora de Fátima, um dos principais locais de peregrinação Madeira.

Miradouro Eira do Serrado – cede um panorama sobre a freguesia do Curral das Freiras e do maciço central que a rodeiam, estando no interior montanhoso de Câmara de Lobos. Para aceder a este miradouro é necessário passar por uma vereda que parte da Estalagem Eira do Serrado.

Miradouro do Paredão – no Montado do Paredão, na freguesia do Curral das Freiras, neste encontra-se um projeto de reflorestação, tendo dois miradouros que cedem uma vista panorâmica sobre o Funchal e para a freguesia do Curral das Freiras

Jardins do Ilhéu – num rochedo sobranceiro ao mar, este oferece uma vista sobre Câmara de Lobos, o promontório do Cabo Girão e o vasto oceano. Antigamente albergava um bairro que foi requalificado e transformando num espaço de lazer, calmaria e apreciação.