Natureza em Porto Santo
Primeira ilha a ser encontrada, Porto Santo deslumbra com o seu património natural, uma relíquia geológica que faz brilhar os olhos dos mais curiosos sobre a verdadeira natureza.
Miradouro da Portela – a cerca de 1,6 quilómetros da Cidade Vila Baleira, este deixa-se acompanhar por uma avenida de palmeiras e por um moinho de vento, oferecendo uma vista a Oeste, para a praia do Porto Santo e, a Leste, para a forma cónica do Pico de Baixo e o Ilhéu de Cima. Durante o caminho para este miradouro, é sugerido a visita à Capela da Nossa Senhora da Graça, erguida em 1851.
Pico do Castelo – no alto deste cume, foi erguida uma pequena fortaleza, no século XVI, para defender contra as frequentes invasões de piratas franceses e argelinos. Atualmente, este proporciona uma vista geral sobre o Porto Santo.
Pico do Facho – este é o pico mais alto desta ilha, em que aqui eram acesos fachos para avisar a população da aproximação de barcos inimigos. Para aqueles que procuram aventura, aconselha-se a exploração da Serra de Fora e do extenso vale da Serra de Dentro. Deste é possível observar paisagens únicas, pequenas baías encantadas e o mar levadiço da Zona Norte.
Pico Ana Ferreira – neste encontra-se o miradouro da Pedreira, que oferece uma vista sobre o Ilhéu de Fora e os picos do Facho e do Castelo. A pedreira é constituída por colunas prismáticas, com formas irregulares, sendo conhecida como o “Piano”.
Fonte da Areia – em tempos antigos, esta fonte natural fornecia água calmamente por Porto Santo, esta fora muito utilizada para fins medicinais, tendo sido considerada como uma fonte sagrada pelos seus habitantes. Atualmente, esta já apresenta água, porém o vento deixa o seu rasto nas rochas.
Ponta da Calheta – num caminho até este, é possível desfrutar e apreciar verdadeiramente Porto Santo, ao longo da costa, ouvindo o mar a debater-se com as altas escarpas.
“Laranjas” – no Ilhéu de Cima, existe uma concentração calcária de forma esférica irregular, com o exterior de coloração dourada, e interior, branco, este recebeu a denominação de Laranjas.
Zimbralinho – a sua vista alcança uma praia de calhau, em que se encontra um fontanário e descendo, aproveita-se um espaço banhado por águas azuis turquesa que aí repousam.
Morenos – localiza-se entre o Pico da Ana Ferreira e o Zimbralinho, torna-se numa uma zona perfeita para piqueniques.
Ponta da Canaveira – situado sobre a costa rochosa da ponta oeste de Porto Santo, este enfrenta o Ilhéu de Ferro.
Porto dos Frades – está a norte da ilha do Porto Santo, este é um local calmo, com uma praia deserta banhada por águas cristalinas, acompanhando-se por uma paisagem recortada pela erosão marítima e eólica. Neste também se encontra a antiga fábrica da cal, como o seu forno, e as antigas salinas.
Miradouro das Lombas – oferece uma panorâmica sobre a baía e praia do Porto Santo, este está sobranceiro à vila do Porto Santo, que se deixa acompanhar por um moinho de grande valor turístico.
Miradouro das Flores – com uma vista sobre o Porto Santo e sua praia, este ainda oferece uma vista, nos dias mais límpidos para os ilhéus de Ferro, da Cal e de Cima.