Natureza em Santa Cruz

Entre miradouros, jardins e parques, Santa Cruz orgulha-se de oferecer um contato único com a natureza.

Miradouro Pico da Atalaia – no Garajau, que oferece uma vista sobre o Oceano Atlântico mas também possibilita observar vestígios da origem vulcânica da ilha e em segundo plano encontram-se as Ilhas Desertas.

Miradouro Cristo Rei – no Garajau, este oferece uma vista sobre parte da baía do Funchal, a Reserva do Garajau, o Caniço de Baixo e sobre o Oceano Atlântico. Neste destaca-se a estátua do Cristo Rei, que foi erguida como promessa do Conselheiro Aires de Ornelas.

Promenade de Santa Cruz – na frente mar da cidade, este apela ao desporto, num passeio que pode ser percorrido de bicicleta ou pé, sendo bastante frequentada na época balnear. Ao longo deste estão serviços de restauração e catering e serviço balnear com praia e piscinas.

Promenade do Caniço – na zona hoteleira do Caniço de Baixo, este passeio visa proporcionar bons momentos e boas caminhadas à beira-mar. É nesta promenade que se realizam as Noites na Promenade do Caniço, uma semana de festa no verão, em que diversas bandas e grupos folclóricos dão espetáculo, acompanhando-se por uma vasta oferta gastronómica a cargo dos restaurantes e bares.

Miradouro do Rosário – erguendo-se na antiga Estrada Regional 101, este possibilita a vista sobre o centro de Santa Cruz, a pista do Aeroporto da Madeira e as Ilhas Desertas.

Miradouro do Lombinho – no cimo da Rochinha, este permite contemplar uma vista desde a pista do Aeroporto da Madeira até ao centro da cidade de Santa Cruz.

Miradouro Deserta Grande – encontra-se na ilha Deserta Grande, pertencente ao concelho de Santa Cruz e faz parte das Ilhas Desertas.

Jardim Municipal Santa Cruz – um local para relaxar perto da natureza, este proporciona um passeio agradável entre a vegetação e esculturas em homenagem à Irmã Mary Wilson, que o povo chamava de “Boa Mãe”, de autoria do escultor Luís Paixão.

Parque Infantil de Santa Cruz – junto ao hotel Vila Galé, esta parte é um bom local para as crianças puderem brincar. Este também dispõe de instalações sanitárias de apoio e cafés e esplanadas.

Largo Conselheiro Aires de Ornelas – também conhecido como Largo da Achada, na Vila da Camacha, contém um jardim e um parque infantil, rodeados por árvores e vegetação.

Jardim da Quinta Splendida – no Caniço, este jardim dispõe de mais mil espécies de plantas e flores, em que 650 estão devidamente identificadas e algumas são endémicas da Madeira. O Governo Regional da Madeira atribuiu o título de “Jardim Botânico” pelo trabalho desenvolvido ao acolher e identificar o património natural e pela sua beleza.

Jardim da Quinta do Dr. Américo Durão – junto ao Aeroporto Internacional da Madeira, este apresenta algumas espécies endémicas da flora madeirense como o Dragoeiro, Dracaena draco, e um Pinheiro-de-alepo, Pinus halepensis.