Natureza em São Vicente

Exclusivo e único, São Vicente apresenta-se com um património geológico visitável e bem interpretado, juntamente com todos os miradouros e jardins, a experiência de estar mais próximo da natureza e da terra, nunca foi tão verdadeira.

Grutas de São Vicente e Centro de Vulcanismo – as grutas foram formadas há cerca de 890 mil anos, sendo as primeiras grutas de origem vulcânica que estão abertas ao público em Portugal. A parte exterior, que se encontrava em contacto com temperaturas mais baixa, solidificou de forma mais rápida, que contrariamente, o interior manteve uma temperatura elevada, retendo mais gases, formando tubos de lava. Esta estrutura foi divulgada primeiramente em 1885, sendo abertas ao público em 1996, apresentando um percurso subterrâneo com mais de um quilómetro de comprimento, em que a altura dela vai variando entre os 5 a 6 metros. No final deste caminho, encontra-se o Centro do Vulcanismo, num pavilhão que possibilita assistir pedagogicamente e de forma lúdica, a espetáculos audiovisuais que recriam e apresentam a evolução geológica das grutas, desde a erupção à formação atual. Este encontra-se aberto de segunda-feira a domingo das 10h00 às 18h00, encerrando dia 25 de dezembro.

Promenade dos Juncos – interliga o varadouro à baía dos Juncos, possibilita um passeio pelas linhas da costa norte da ilha da Madeira. Tendo sido inaugurado em 2004, o complexo balnear de São Vicente dispõe de infraestruturas de apoio e é bastante procurado pelas boas condições para a prática de surf.

Miradouro da Encumeada – proporciona uma vista sobre a paisagem das costas de norte, São Vicente, e a sul, Ribeira Brava, da ilha, juntamente com os vales da Ribeira Brava e São Vicente, encontrando-se na crista da cordilheira, que passa pelo interior da Madeira.

Miradouro da Terra Chã – junto à ER101, na freguesia da Ponta Delgada, este proporciona uma vista que conta deste a costa marítima até ao Porto Moniz.

Miradouro dos Cardais – na margem direita da ribeira e da vila de São Vicente, este cede uma vista sobre o centro da vila e o vale de São Vicente.

Jardim De Plantas Indígenas Da Madeira – no centro da vila de São Vicente, este apresenta uma coleção com dezenas espécies endémicas da flora madeirense. Criado em 1989, pelo clube de ecologia Barbusano, com o apoio do Worldwide Fund for Nature, este espaço contém um grande conhecimento sobre o património botânico da Madeira.

Zona de Lazer do Chão dos Louros – entre a Encumeada e São Vicente, o seu nome deve-se à presença de um grande número de Loureiros.