Património em Porto Moniz

Com um património sem igual, Porto Moniz oferece diversidade e multiplos interesses para aqueles que procuram um mundo animal, outros que apreciam a natureza e aqueles que exploram a sua religião e história.

Aquário da Madeira – apresenta diversos habitats marinhos da Madeira, distribuídos por 11 tanques. Este encontra-se no antigo Forte de São João Baptista, que foi adquirido pela Câmara Municipal do Porto Moniz, em 1998, tendo o recuperado. Este está aberto de segunda-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

Teleférico das Achadas da Cruz – este funciona de segunda-feira a domingo das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.

Centro de Ciência Viva – apresenta exposições nacionais e internacionais na vertente da ciência, apelando à diversificada oferta cultural desta localidade, focado tanto os adultos como para as crianças, este destaca-se pelas exposições com jogos interativos, juntamente com o auditório que permite realizar congressos e simpósios. Este encontra-se aberto de segunda-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

Forte de São João Baptista – contém uma réplica do anterior forte de 1730, que protegia esta localidade de ataques e furtos de piratas. No ano de 1998, a Câmara Municipal do Porto do Moniz adquiriu as ruínas deste forte e recuperou-o, preservando as antigas muralhas exteriores e reutilizando a pedra existente, para manter a sua forma original. Atualmente, alberga o Aquário da Madeira.

Igreja Nossa Senhora da Encarnação – esta foi reconstruida pela população em 1699, após um aluvião em 1558, que destruiu a capela primitiva. A traça desta igreja segue-se pela a original.

Igreja de Santo Antão – no Seixal, esta foi criada em 1553 para honrar o seu padroeiro São Antão, que todos os anos a 17 de janeiro é celebrada um típico arraial madeirense.

Igreja Matriz do Porto Moniz – edificada em finais do século XVII, por ordem de Francisco Moniz, com uma arquitetura simples, em que se destaca o altar-mor em talha dourada, a capela do Santíssimo Sacramento e entre paramentos de seda, lampadários, castiçais, entre outros, esta ergue-se em honra da Nossa Senhora da Conceição, orago da Paróquia.

Igreja de Santa Maria Madalena – no sítio da Santa do Porto Moniz, esta é considerada como um dos templos mais antigos da linha do norte da ilha da Madeira. Ao longo dos tempos, esta teve obras de restauro. Uma das principais atrações desta igreja era o quadro a óleo que apresenta a padroeira, que se perder irremediavelmente, devido à falta de conservação. No mês de julho, é realizada uma romaria em honra da sua padroeira.