Por Mar…

Explorando o Arquipélago da Madeira pela vertente marítima, pode ser feita pela acalmaria dos passeios de barcos, em que se pode observar a beleza natural, percorrendo a ilha da Madeira, a ilha de Porto Santo e as ilhas Desertas, que juntas possibilitam uma viagem única. E ainda permite a observação de cetáceos, cerca de 28 espécies habitam e visitam as águas madeirenses, entre o Golfinho comum (Delphinus delphis), o Golfinho pintado (Stenella frontalis), o Golfinho Roaz (Tursiops truincatu), o Cachalote (Physeter macrocephalus), a Baleia Piloto (Globicephala macrorhynchus), a Baleia de Bryde (Balaenoptera edeni) e a Tartaruga Boba (Caretta caretta), uma experiência inesquecível.

Caso o interesse seja mergulhar, a Madeira possibilita o mergulho nas suas águas, calmas e repletas de vida marinha, sendo mesmo considerada uma das melhores locais da Europa para esta prática. Entre as águas temperadas e cristalinas, reservas naturais e locais misteriosos, surgem as anémonas, corais negros, peixes como meros, moreias, mantas e até lobos-marinhos, uma espécie rara. É recomenda o mergulho no Caniço, Garajau, Machico, Caniçal, Santa Cruz e Porto Santo. Na Madalena do Mar, a cerca de 21 a 30 metros de profundidade, a 180 metros da costa, está o navio “Bowbelle”, que há muitos anos ali afundou e que hoje em dia é um recife artificial.

Atividades na Madeira

... Por Terra... Pelo Ar... Por Mar

Para quem procure uma pouco de aventura desportiva, a Madeira disponibiliza condições e meios para algumas atividades:

Coasteering combina rapel, escalada e saltos focados para o mar, possibilitando a exploração das escarpas, baías, grutas e os recantos com água translúcida. É aconselhado a exploração da Reserva Natural da Ponta de São Lourenço, percorrer o trilho de Coasteering que visa dar a conhecer as belezas naturais da Baía d`Abra.

Pesca Desportiva na Madeira é única, uma vez que as suas águas são favorecidas pelas rotas migratórias de espécies como o marlin azul e do atum patudo, atum branco, albacore, atum rabilho, tubarão azul, tubarão martelo, barracuda e espadarte.

Stand Up Paddle é uma atividade recente que incentiva à sensação de caminha sobre as águas, numa prancha e com um remo, a Madeira cativa para a exploração das suas águas calmas e cristalinas.

A Madeira é conhecida como o Hawaii do Atlântico, que oferece todas as condições para a prática de surf, a adrenalina que percorre o corpo durante o domínio as ondas. Num local perfeito para receber os swells do Oceano Atlântico, usufruindo dos points breaks e reef breaks, esta é a Madeira, em que as costas do Jardim do Mar, Paul do Mar, Porto da Cruz e de São Vicente são os locais privilegiados.

Com uma ondulação reduzida e com uma força do vento constante, a Madeira é o paraíso para a prática de windsurf, especialmente no mar calmo no litoral sul da Madeira, especialmente Funchal, Achadas da Cruz, Caniço, Santa Cruz, Machico, Caniçal, Paul do Mar e Porto Santo. Já a vertente do kitesurf é muito procurada na baía do Funchal, na Praia Formosa e no Porto Santo.