Natureza em Machico
Momentos únicos passados enquanto se observa a natureza no seu estado puro, são difíceis de obter, porém Machico floresce nesses espaços e potencializa esses momentos perfeitos.
Promenade de Machico – interliga toda a frente mar, desde a Capela de São Roque ao Forte de São João Baptista, passando pelas praias de São Roque e a da Banda d’Além e por equipamento de lazer e diversão, entre restaurantes e bares.
Promenade da Ribeira Natal – ligando o Cais da Pedra da Eira e a Ribeira Natal, no Caniçal, esta promenade é bastante procurada para a prática de jogging, podendo apreciar a paisagem marítima.
Miradouro da Queimada – oferece uma vista sobre Machico e o Caniçal, em que também se observa o aeroporto da Madeira, em Santa Cruz. Este encontra-se no sítio de Água de Pena, na Estrada Regional 101.
Miradouro Fortim do Pico – possibilita avistar a Ponta de São Lourenço e a Serra da Penha d’Águia e nos dias de céu limpo, é possível ver a ilha de Porto Santo. Este foi erguido como ponto de vigia em 1708, tendo sido posteriormente desmantelado no ano de 1804. Hoje em dia ainda se mantêm as paredes em alvenaria basáltica cinzenta e dez canhões que eram disparados nos festejos de Nossa Senhora da Natividade.
Miradouro da Portela – cede uma das mais deslumbrantes paisagens da ilha, num cenário montanhoso que transporta a água até ao mar, aqui observa-se o Porto da Cruz, a Penha d’Águia e parte de Santana. Este encontra-se entre o Porto da Cruz e Machico.
Miradouro Pico do Facho – a norte de Machico, no Pico do Fado, este oferece uma ampla vista sobre o vale de Machico, os picos da zona central da ilha e a Ponta de São Lourenço. Neste local, eram feitas fogueiras que avisavam a população de embarcações inimigas que atracavam na costa.
Miradouro do Senhor dos Milagres – permite observar a baía e vale de Machico. Neste local erguia-se uma capela que continham a imagem dos Senhor dos Milagres, que em 1803 foi arrastada por um aluvião e três dias depois esta aparece, sendo entregue na Catedral do Funchal. Aquando a reconstrução da capela, esta imagem regressou à sua casa em 1813.
Miradouro Francisco Alvares Nóbrega – oferece uma das mais belas vistas sobre o vale de Machico e a Ponta de São Lourenço. Francisco Alvares Nóbrega era conhecido como o Camões Pequeno, nascido em Machico, este foi perseguido pelo Tribunal da Inquisição, falecendo pouco depois da sua libertação em Lisboa.
Miradouro Baía d´Abra – encontra-se na Ponta de São Lourenço, a península mais a este da ilha da Madeira, que ficou assim batizada com o nome da caravela de João Gonçalves Zarco.
Miradouro Ponta do Rosto – na zona norte da Península de São Lourenço e cede uma vista para toda a costa norte e a costa sul da ilha da Madeira, podendo mesmo observar Porto Santo, nos dias de céu limpo.
Jardim Municipal de Machico – junto da Câmara Municipal de Machico, este apresenta-se pela sua diversidade de plantas de todos os continentes, contando com uma vegetação endémica à vegetação de todo o mundo.
Jardim da Quinta da Junta – em Santo António da Serra, na Quinta da Junta encontra-se um parque público com extensa mancha de flora madeirense, entre Camélias, Lauráceas, plantas endémicas da região, destaca-se a Erva do Coelho (Pericallis aurita) e algumas espécies de cogumelos. Esta quinta pertencera à família Blandy e atualmente é um parque público.