Natureza em Santana

Num paraíso em ponto pequeno, Santana apresenta-se puramente natural, bela e única, através dos seus jardins, parques e principalmente pela sua reserva, sendo observada nos miradouros e sentida no seu estado mais natural.

Reserva Natural da Rocha do Navio – criada em 1997, esta percorre uma faixa de mar que é casa para a Foca Monge (Monachus monachus), também conhecida por Lobo Marinho e tem um conjunto de ilhéus com plantas endémicas e macaronésicas, mas raras no espaço insular. Esta encontra-se numa área de 1710 hectares, integrando a Rede Natura 2000. O seu acesso é faz-se pelo Miradouro da Rocha do Navio, por uma vereda escarpada na rocha ou por teleférico.

Miradouro da Rocha do Navio – oferece uma vista sobre o mar, o Ilhéu da Viúva e sobre toda a região envolvente, e dá acesso à Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio, ou pela vereda escarpada na rocha ou pelo teleférico. O seu nome proveio do naufrágio holandês, no século XIX.

Miradouro do Pico Ruivo – encontra-se no ponto mais elevado da Madeira, a 1816 metros de altitude, este é o terceiro ponto mais alto de Portugal. Nos dias de céu límpido, avista-se o Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, as achadas de Santana e o profundo vale da Ribeira Grande e de São Jorge, e ainda sobre a Ponta de São Lourenço, o Paul da Serra, o Porto Santo e o grupo das Ilhas Desertas. Este encontra-se aberto de segunda-feira a domingo das 07h00 às 19h00, no inverno e no verão encerra a 21h00.

Miradouro dos Balcões – possibilita uma vista sobre o vale da Ribeira da Metade, juntamente com a Cordilheira Central da ilha da Madeira. Este miradouro está no fim da Vereda dos Balcões e o seu trilho inicia-se no Ribeiro Frio, seguindo a Levada da Serra do Faial.

Miradouro do Pico – permite uma vista sobre as montanhas que rodeiam a freguesia da Ilha, e ainda sobre Santana e São Jorge.

Miradouro do Guindaste – com uma vista sobre o Atlântico, em que se demarca a costa norte da ilha, desde o Faial até à Ponta de São Lourenço, e em dia de grande visibilidade, a ilha do Porto Santo surge em segundo plano.

Miradouro das Cabanas – oferece uma vista panorâmica sobre o Arco de São Jorge e o Oceano Atlântico e nos dias de céu limpo avista a ilha do Porto Santo.

Miradouro do Cabo Aéreo – com um parque de merendas, que oferece uma vista sobre o mar, o Calhau de São Jorge e as Ruínas, o seu nome proveio de um cabo que nele existia, que era muito utilizado pelos agricultores e pescadores no transporte de mercadorias.

Miradouro do Pico do Areeiro – a cerca de 1818 metros de altitude, este possibilita uma vista sobre o maciço central da ilha da Madeira e é neste que se inicia um dos grandes percursos pedestres, na direção do ponto mais alto do Arquipélago da Madeira, o Pico Ruivo.

Miradouro das Eiras – encontra-se perto do Pico da Rainha, este miradouro localiza-se no Sítio da Ilha, cujo nome proveio da “ilha colocada dentro de outra ilha”, uma vez que se encontra rodeado de água das ribeiras e não por mar, e está inserido na área da floresta Laurissilva, património mundial da UNESCO.

Miradouro do Cabeço do Rosto – oferece uma vista sobre São Jorge, Ilha e Santana, acompanhado por um conjunto de mesas e bancos que permitem realizar um piquenique.

Roseiral da Quinta do Arco – contém uma das maiores coleções de roseiras de Portugal, podendo ser observadas mais de mil espécies tanto raras, como em vias de extinção, entre roseiras antigas às contemporâneas, das trepadeiras às não trepadeiras. Esta coleção encontra-se classificado o o galardão “ Garden of Excellence” pela “ World Federation of Rose Societies”. Está aberto de abril a dezembro das 10h00 às 18h00, encerrando de janeiro a março.

Parque Florestal do Ribeiro Frio – possibilita a observação da flora da floresta Laurissilva, durante uma caminhada, até ao Posto Aquícola do Ribeiro Frio, que visa a produção de trutas (Oncorhynchus mykiss walbaum) para o repovoar as linhas de água da Ilha da Madeira. Este parque está presenteado com uma flora e vegetação endémica e uma fauna muito característica da Madeira. Este está inserido no trilho Levada do Furado, que se inicia no Ribeiro Frio até à Portela.

Parque Florestal das Queimadas – com um parque de merendas, que está envolvido pela flora da Floresta Laurissilva, este apresenta a casa de abrigo das Queimadas, uma casa típica de Santana, com um telhado de colmo. Este parque está inserido nos trilhos da Levada do Caldeirão Verde, que se inicia em Queimadas, passando pelo Caldeirão Verde e terminando no Caldeirão do Inferno, e a Vereda que permite aceder o Pico das Pedras.

Parque Florestal Do Pico das Pedras – encontra-se envolvido pela Floresta Laurissilva com diferente espécies de fauna e flora endémicas, este oferece um sítio agradável para um piquenique e um passeio entre a natureza. Neste também existe um acesso à vereda que segue para o Pico Ruivo.