Porto Santo
Porto Santo é a segunda maior ilha da Região Autónoma da Madeira, com sede na cidade de Vila Baleira, este também é um município. Esta ilha encontra-se no extremo sudoeste europeu a 500 quilómetros da costa africana e a 1000 quilómetros da Europa.
O início da história desta ilha está envolto em mistério, sendo a versão mais conhecida que afirma que uma tempestade em 1418 fez com que os marinheiros do infante D. Henrique, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz saíssem do seu rumo, navegando sem destino, horas e dias, até encontrem uma ilha a quem lhe deram o nome Porto Santo. Porém, outra versão, historicamente argumentada, afirma que em tempos anteriores, uma embarcação encontrara um porto seguro na ilha, após uma violenta tormenta, numa altura antes do povoamento português na ilha de Porto Santo, que já tinha este nome – algo constatado no “Atlas Medicis” de cerca de 1370.
Porto Santo apresenta uma extensa praia de areia com nove quilómetros, com um areal amarelado e fino, que contorna o seu litoral sul, entre o porto e a Calheta. Estando num clima que proporciona a realização de praia durante o ano todo, juntamente com uma temperatura da água que se mantém constante durante o ano. Esta praia oferece um sossego e um momento de relaxamento.
No que respeita às atividades económicas desta ilha, esta baseia-se na no comércio e serviço, enquanto a agricultura é mais fraca devido ás condições naturais da ilha. Porém, recentemente o setor turístico tem vindo a aumentar pelo novo elemento que capta de atenção e relaciona a ilha da Madeira ao Porto Santo, o lobo-marinho.
Já o maior ícone cultural desta ilha é a Casa Museu Cristóvão Colombo, que relembra e assinala a presença do aventureiro e descobridor da América. Este espaço visa recriar o ambiente em que o explorador viveu, num conjunto de dois edifícios, sendo o mais antigo da época em que Cristóvão Colombo esteve nesta ilha. Ainda é possível observar a exposição do século XVI ao século XX, que conta com os retratos de Colombo e os mapas com as diferentes rotas que este percorria.
A única cidade de Porto Santo, Vila Baleira foi elevada a esta categoria no dia 6 de agosto 1996 e já Porto Santo dá o seu nome tanto ao município como à única freguesia.