São Vicente
Na costa norte da ilha da Madeira, o concelho de São Vicente e é constituído pelas freguesias de Boaventura, Ponta Delgada e São Vicente. Esta região verdejante composta por uma floresta abundante, marcada pelas forças vulcânicas e pela erosão. Um dos elementos mais representativos da pitoresca deste freguesia é a capela construída numa rocha de basalto, na foz da ribeira, que atravessa São Vicente. As atividades económicas predominantes desta freguesia assentam no setor primário e terciário, como a agricultura e os serviços, especificamente a atividade turística.
Nesta freguesia encontra-se a Flores Laurissilva, que se apresenta pela sua diversidade de espécies de flora e fauna, preservando e conservando e em 1999 esta foi classificada como Património Natural da UNESCO.
O nome da freguesia de São Vicente é originário de uma lembrança que os primeiros povoadores tiveram aquando a sua descida ao vale de São Vicente e observaram numerosos corvos a sobrevoá-los e lembraram-se do mártir espanhol, chamado São Vicente. Nesta encontram-se as grutas e o centro de vulcanismo, que permitem conhecer o interior da ilha da Madeira e todo o seu processo. Já ao longo da costa, encontram-se facilmente as espécies da Laurissilva e outras espécies típicas das falésias da beira-mar.
Em 1836, a freguesia da Boaventura foi desmembrada da freguesia da Ponta Delgada. Esta freguesia está num terreno montanhoso, um autêntico santuário natural, entre os vales, quedas de água, entre o seu sossego e beleza. Também se destaca as suas diversas levadas, desde a Achada Grande, a Levada Grande, que estende até Ponta Delgada, a das Faias, a da Achada dos Alves e Pastel, e a da Achada ou do Serrão, todos oriundas da ribeira dos Moinhos, que oferece uma visão sobre as estruturas basálticas com formas de “chaminé” e a “Carapita”.
O nome da freguesia de Ponta Delgada proveio da sua formação “ponta de terra esguia, esvaindo-se mar dentro, que, pelo contraste ao lado, com desabidas penhas, ficou sendo a Ponta Delgada”, como afirma Gaspar Frutuoso no livro “Saudades da Terra”. Esta foi formada em 1552, oferecendo património cultural e religioso para visitar e festas para celebrar, porém também encontra-se o Complexo Balnear da Ponta Delgada, com ótimas condições para passar um dia em beleza.