Serra do Caramulo

De origem granítica e xistosa, esta serra apresenta as urzes e a carquejas que a dominam, deixando-se povoar, as aldeias e espigueiros são construídas com o que a terra oferece, granito típico da serra. É conhecido que a Serra do Caramulo foi habitada deste o Império Romano, devido aos vestígios encontrados ao longo da serra, como os trilhos de pedra que a atravessa.

Subindo, até ao Caramulinho, com os seus 1076,57 metros de altitude, é possível ver bem ao longe o oceano Atlântico e a Serra da Estrela, porém aquando a subida, a paisagem geral encanta e corta a respiração para um ar puro e uma vista hipnótica, com os verdes das árvores que se contrastam com a água cristalina dos ribeiros, que se aventuram por todos os cantos.

Portanto, a sua paisagem torna-se um monumento natural que obriga à sua exploração, por recantos e esconderijos, tornando-se um local repleto de surpresas e momentos únicos.
É aconselhável a realização de percursos pedestres, como o percurso do Caramulinho – Caleiro, com 8,2 quilómetros, durando 4 horas de pura exploração deste local secreto, encantador, aglutinador de sonhos, com os seus cumes e vales, verdes e azuis, que completam uma paisagem de corta a respiração.
