Ílhavo

Fortemente ligado à Ria e estando voltado para o oceano Atlântico, Ílhavo dá primazia a esta relação com água, muito devido às suas características geográficas, naturais e paisagísticas que influenciaram fortemente o escrever da sua história.

Com uma vida documentada com cerca de nove séculos, por aqui passaram bravos povos como os fenícios, gregos, romanos, até aos lendários navegadores portugueses, que entraram pela foz do Vouga e nas suas margens desenvolveram os seus povoados, oferecendo as tradições e saberes dos ilhavenses, sendo uma mistura entre povos que resultaram numa mística fundação de grandes povoações marítimas.

As casas antigas refletem as Alminhas e o passado que se interliga ao mar, espelhando-se nos azulejos em arte nova, que evoca os momentos áureos da emigração. Atualmente, a Biblioteca Municipal, resguardada no “Palácio de Alqueidão”, do século XVII, conta as memórias, contos e lendas desses momentos.

Procurando a devoção que os homens levavam para o mar e as esposas e filhos rezam pelo seu regresso, na Igreja Matriz de Ílhavo ou da Gafanha da Nazaré, na Igreja de Nossa Senhora do Pranto ou na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, a paz era obtida e as rezes ouvidas.

Nunca esquecendo as figuras e elementos importantes e míticos de Ílhavo, as estátuas imortalizam a sua história em bronze ou em pedra, para que a população orgulhe-se de olhar e de apresentar a quem visita Ílhavo.

O que visitar

Aldeias de XistoAldeias HistóricasAveiroBatalhaCastelo BrancoCoimbraFátimaFigueira da FozGuardaÍlhavoLeiriaSantarémTomarViseu