[rev_slider content]

Batalha

Como palco de grandes momentos históricos, Batalha conta com a presença romana até aos momentos decisivos de lutas pela independência que tornaram e transformaram a nação que é neste preciso momento, estas lutas e batalhas trouxeram consigo não apenas períodos mais complicados mas deixaram marcas no património cultural.

A 14 de agosto de 1385, decorre uma luta denominada Batalha de Aljubarrota, que os portugueses saíram vitoriosos e que levou à construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que sendo um polo de grande atração, começou aqui a vila da Batalha.

Nesta vila foram encontrados vários objetos que contam sobre a ocupação humana que provém desde os tempos pré-históricos, nomeadamente na localidade São Sebastião de Freixo, que acolheu uma povoação romana de Collipo, um Ópido Túrdulo primitivo, esta foi declarada como uma das mais importantes cidades luso-romanas da costa oeste da Península Hispânica.

Batalha encerra sobre si e sobre a sua região, um património cultural e histórico que por si só possibilitam a sua dinamização, oferecendo os seus contos e lendas, e envolvido pelos campos verdejantes do Planalto de São Mamede, que é atravessador pelo rio Lena, Batalha encanta tanto pelo seu património cultural e histórico mas também pela sua vertente natural e paisagens únicas.

O que visitar

Aldeias de XistoAldeias HistóricasAveiroBatalhaCastelo BrancoCoimbraFátimaFigueira da FozGuardaÍlhavoLeiriaSantarémTomarViseu