Estuário do Arade em Lagoa
O estuário do Arade, na Lagoa, encontra-se situada na região do Barlavento algarvio, apesar de ser o segundo maior estuário do Algarve, apresenta uma bacia hidrográfica de 996 km2 e tem como principais afluentes a ribeira da Boina e de Odelouca. Este estuário apresenta uma vasta área de zonas de sapal, que são atravessadas por pequenas esteiros constituindo por importantes habitats para diversas espécies de aves e servem de viveiro para espécies de peixes. É esta razão deste estuário ser classificado como Zona Húmida de Importância Internacional (biótopo CORINE).
Na Mexilhoeira da Carregação, encontra-se um conjunto de salinas em que é possível observar o pernilongo e, por vezes, alguns flamingos. Na zona do sapal, durante a maré-baixa permite observar as gaivotas e limícolas, como a perna-vermelha-comum, o perna-verde-comum e o maçarico-das-rochas, também aqui se pode observar a alvéola-amarela e a cotovia-de-poupa.
Na zona de Parchal existe outro complexo de salinas, as Marinhas do Parchal, e nos lodos estuarianos adjacentes encontram-se algumas limícolas, como o borrelho-grande-de-coleira, a tarambola-cinzenta, o maçarico-galego e a rola-do-mar. No porto deste, encontram-se as gaivotas nomeadamente a gaivota-d’asa-escura e a gaivota-argêntea. A sul, em Ferragudo, encontra-se o garajau-comum e algumas gaivotas.
No parque municipal da Lagoa, o Sítio das Fontes é um espaço natural único com uma diversidade de ambientes paisagísticos, como o sapal, paul, matagal e uma pequena lagoa sazonal, que tornam este espaço num património natural aprazível.