Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A faixa litoral, entre Odeceixe e Burgau, apresenta um Algarve diferente, um local em que a natureza é fortemente protegida e preservada no seu modo selvagem, o que leva a que a paisagem seja simplesmente bela. Esta área pertence ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano, que se inicia no sudoeste alentejano, estando numa extensão costeira protegida. Entre praias com longos areais, às arribas de xisto e calcário, o mar banha-as numa melodia natural.
Estendendo-se por mais de 60 quilómetros, desde Odeceixe, fazendo fronteira ao Alentejo, até ao Cabo de São Vicente, o ponto mais a sudoeste do continente Europeu. Contrastes são observados, entre a costa rochosa e acentuada com pequenas baías rodeadas pelo azul do mar, e acompanhados por um clima menos algarvio quente e uma ondulação mais provocadora que chama pelos surfistas e praticantes de parapente.
Estando numa das mais reservas naturais de Portugal, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina alcança facilmente mais de 70 mil héctares. Nesta área pode-se encontrar a Reserva Biogenética de Sagres entre o Cabo de São Vicente e a Ponta de Sagres, que é um sistema único e ecológico que atrai milhares de ornitólogos, que durante o outuno milhares de aves fazem o seu caminho da Europa Central e do Norte para a África.
A localidade mais reconhecida na Costa Vicentina é Sagres, com uma história importante, em que se destaca Infante D. Henrique na fama da vila. Atualmente, Sagres oferece um dos melhores mercados de peixe da Europa e para o público aventureiro, esta vila é paradisíaca para o convívio e prática de surf. Já Burgau e Salema são localidade conhecidas como destinos de férias, na costa Sul do Parque Natural.
Distante do litoral, Vila do Bispo ainda é pouco explorada, porém com recursos naturais com um potencial extremo a explorar. Mais para a norte, Aljezur banha-se pelas suas ribeiras que procuram o mar.
Durante todo o ano, a Costa Vicentina é mais do que um paraíso, a sua vegetação, formações rochosas e banhos de mar bravo, oferecem uma multiplicação de cores, do verde, aos amarelos, vermelhos, rosas e azuis, que deslumbram qualquer um.