Praias em Lagoa
Algumas das praias de Lagoa estão inseridas em altas arribas e são apenas acessíveis através do mar. Outras chegam-se facilmente por terra, mas nem por isso a natureza as deixou enaltecer. Um trabalho de milhões de anos, em que a erosão esculpiu nas rochas calcárias, os mais recantos mágicos que valem a pena explorar e observar em qualquer estação do ano.
As praias balneares estão equipadas com um conjunto de serviços aos banhistas, como restaurante, sanitários, chuveiros, concessão de toldos, vigilância por nadadores-salvadores, recolha de resíduos, entre outros. Contudo, estas praias contêm um rigoroso programa de acompanhamento garante a elevada qualidade das águas balneares.
As praias naturais são compostas por águas transparentes que atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo de 17 km de arribas calcárias. Nestas últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviços mínimos ou mesmo inexistentes, não afastam os banhistas.
As praias selvagens de Lagoa estão inseridas nas arribas calcárias, sendo maior parte delas inacessíveis por terra e muitas de difícil acesso, mesmo por mar. Nestas praias a natureza glorificou os recantos maravilhosos e águas transparentes, sendo belas e perigosas, que necessitam de alguns cuidados para que a segurança de pessoas e bens não fiquem em causa, tentando sempre manter uma distância de segurança em relação às arribas. E nunca esquecendo, que estas praias não são vigiadas por nadadores salvadores e a evacuação de pessoas poderá ser demorada.