Calma no Algarve

Tanto cosmopolita como rústica, a região do Algarve vive entre a agitação e a serenidade do momento, uma perspetiva e disposição que cada pessoa tem. Para aqueles que querem momentos mais tranquilos, o Algarve oferece igualmente uma vasta gama de opções, desde centros de Talassoterapia e SPA’s, estância termal a quintas de relaxamento.

Uma boa opção para descansar e para cuidar do bem-estar físico e mental, o Algarve dispõe de ambientes tranquilos eliminar o stress, através de tratamentos na estância termal de Monchique, com água doce e através da água salgada, nos centros de talassoterapia, que contribuem tanto para o rejuvenescimento como para o bem-estar e a saúde. Nos hotéis, os SPA’s oferecem uma grande diversidade de terapias, desde as convencionais às alternativas, que consistem em tratamentos específicos de rosto, corpo, massagens à estética, contribuindo, também, para a regeneração e revitalização do organismo.

Lazer Algarvio

AdrenalinaArtesantoCalmaCorporateCulturaDesportoDiaFestasGolfeMarNoiteParaíso

Num estilo mais rústico, que apela ao contacto com a natureza, as quintas de relaxamento possibilitam o usufruto de um tratamento mais intimistas, uma gastronomia genuína e várias atividades ao ar livre. Em Lagos, o SPA de saúde natural em Moinhos Velhos, convidam para um programa de desintoxicação para renovar e rejuvenescer o corpo e a mente. Em Tavira, em Fonte de Bispo, o Monte Mariposa é um espaço de meditação, em plena serra algarvia, este é ideal para a realização de atividades de Reiki, meditação, ioga, Tai Chi, entre outras.

Na Quinta da Calma, perto do Parque Natural da Ria Formosa, o centro de ioga e cura holística, oferece um espaço para o puro relaxamento, com atividades como o Ioga Integral, Tai Chi, ou terapias e tratamentos alternativos, que incluem acupuntura, leitura e harmonização dos Chacras e da aura, hipnoterapia, entre outros. Se a cura passa pela integração em águas salgadas, o Centro de Talassoterapia do hotel Vilalara é um dos mais conceituados na Europa, perto de Lagoa, este ergue-se junto da falésia da Praia das Gaivotas. O Thalassa Vilalara disponibiliza uma variedade de tratamentos que utilizam a água do mar e minerais e oligo-elementos que estimulam a vitalidade do corpo e da mente. Já entre a vegetação e as nascentes de água doce e curativas, a Villa Termal das Caldas de Monchique SPA Resort reúne as “Águas Sagradas” para o tratamento de afeções das vias respiratórias, do aparelho digestivo, reumáticas e músculo-esqueléticas, tratamentos de bem-estar e anti-stress.

O Budismo é uma crença que está cada vez mais presente no mundo ocidental, e o Algarve oferece vários centros budistas, nomeadamente em Tavira, a Associação Vipassana Portugal ensina técnicas de meditação em retiros. Em Monchique, no Centro de Retiros Karuna e na Associação Internacional Buddha’s Light de Lisboa, representada em Lagos e São Brás de Alportel, organização encontros, seminários e retiros. Já a Associação Promoção da Cultura Tibetana de Faro desenvolve atividades e aulas de Tai-Chi, Meditação e Ioga, entre consultas e tratamentos de Reiki, Feng Shui, Homeopatia, Naturopatia, Shiatsu, Reflexologia e de cursos e palestras semanais. Na Serra do Caldeirão, o Centro de Budismo Tibetano Ogyen Kunzang Chöling Algarve realiza sessões de ensino e de prática, abertas ao público. Além das práticas quotidianas, no 10º e 25º dias de cada mês do calendário tibetano celebra-se uma cerimónia de oferendas de tsok.

Por fim, a delegação de Faro da União Budista Portuguesa organiza seminários, conferências, retiros, celebrações de datas festivas, viagens ao oriente, e funerais e casamentos dentro dos ritos budistas. Porém, os alimentos são boas terapias também, especialmente pelo sabor dos alimentos que foram produzidos de forma biológica, que provêm de boas práticas agrícolas que potencializam a fertilidade dos solos e mantêm o equilíbrio do ecossistemas. Neste sentido, destaca-se a Quinta dos Lopes, em Barão de S. João em Lagos, a Quinta da Ana Velha, em Quelfes em Olhão, a Quinta do Freixo, em Benafim em Loulé, a Quinta Penedo, em S. Bartolomeu de Messines, a Quinta da Fornalha, em Castro Marim, a Quinta da Figueirinha, em Silves, cada espaço oferece uma variedade de alimentos e complementam com atividades, que possibilitam aos visitantes ganharem o conhecimento e constatarem a pureza dos alimentos biológicos.