Mar no Algarve
A ligação ancestral que o Algarve partilha com o mar, é realçada pelas diversas atividades focadas para o mar, como desportos náuticos, pesca desportiva, entre outras, quer seja a velejar, quer seja a cavalgar as ondas com as pranchas de surf ou a mergulhar, as modalidades que envolvem a água são valorizadas no Algarve, nomeadamente surf, bodyboard, windsurf, kitesurf, ou jet ski, ao longo de todo o ano. Aqueles que procuram aventurar-se com segurança, os iniciados têm à disposição escolas e instrutores para iniciarem aventuras excitantes. Caso a paixão seja a vela o Algarve é o palco de grandes eventos relacionados com este, Vilamoura acolhe o Torneio Internacional de Vela do Algarve, que decorre em fevereiro enquanto a marina de Portimão é eleita para estágio de velejadores de alta competição como a equipa ABN AMRO que compete na regata Volvo Ocean Race, noutras marinas e portos de recreio também se realizam outras provas, existem escolas e clubes que alugam os seus barcos tanto para um passeio calmo ou para cavalgar as ondas.
Outra modalidade muito explorada é a pesca desportiva, visto que o Algarve está envolvido pelas melhores águas para este tipo de pesca, no promontório de Sagres, que possibilita a prática e captura, e consequentemente libertação de espécies como o tubarão azul, pescada, espadarte, atum, sargo e corvina, podendo haver mesmo torneios nacionais e internacionais nesta zona. Relativamente à pesca submarina, por sua vez, proporciona um mundo silencioso e magico com paisagem subaquáticas magnificas, perfeitas para atenuar o stress e relaxar, como na Boca do Rio frente à praia da Salema em Vila do Bispo, há um museu subaquático, com os despojos arqueológicos devidamente assinalados. Ainda na vertente relaxada, os passeios de barco e mini-cruzeiros são meios que oferece um agradável momento. Partindo da marina de Vilamoura, os mini-cruzeiros percorrem a costa, passando pelas praias mais conhecidas e pelas cidades mais animadas, como Quarteira, Faro e Olhão.
Pequenos mundos são as marinas algarvias, que oferece excelentes infraestruturas de lazer, a Marina de Lagos projeta no futuro a tradição marítima da cidade dos Descobrimentos e encontra-se na larga baía, considerada uma das maiores da Europa. Ao estar virada para o mar, tem uma vista privilegiada sobre a foz do Rio Arade, a Marina de Portimão é considerada a barra mais segura do país, e oferece um cenário para eventos internacionais de alta competição. Já a Marina de Albufeira, devido à sua localização central no Algarve, e com o fácil acesso, atrai animação àquela estância turística. Por sua vez, a Marina de Vilamoura é a maior do país e com um longo historial, é um ponto de paragem obrigatório para aqueles que desejam relaxar os sentidos e passar um bom momento.
Venham de terra ou de mar, os visitantes têm à sua disposição uma excelente gama de serviços, que incluem excelentes estruturas desportivas e de lazer, um moderno cinema e um sofisticado casino. Antes de desaguarem o mar, os rios do Algarve são puras estradas líquidas que possibilitam passeios em cruzeiros ou de canoa. O rio Guadiana que faz fronteira entre Portugal e Espanha, é navegável desde a foz até Alcoutim; partindo de Vila Real de Santo António, passa-se por Castro Marim, que está envolta em salinas e xistos, e que ostenta um castelo sobre a Reserva Natural, em que vivem mais de uma centena de espécies de aves. O rio Arade é engrossado pelos afluentes, a Ribeira de Boina e a Ribeira de Odelouca, é também um dos mais importantes cursos de água do Barlavento algarvio. Na foz da Ria de Alvor, Portimão e Ferragudo ladeiam esta zona húmida precedida pelo sapal com um grande valor ecológico e paisagístico. Tanto Faro, como Olhão e Tavira são pontos de partida para os cruzeiros que passeiam pelos canais da Ria Formosa, que se encontra classificada como Parque Natural.