Adrenalina no Algarve
Para aqueles que gostam de adrenalina, o Algarve oferece oportunidades para preencher os tempos livres de forma mais ativa e aventureira , desde voos de parapente em que os ventos da Costa Vicentina são aproveitados de uma forma singular para que as arribas e o mar azul possam ser contemplados.
Para quem prefere um passeio mais calmo pelo ar, as emoções não faltam e é uma oportunidade perfeita para ver as paisagem algarvias de forma panorâmica, vendo os contrastes entre os verdes e os azuis, podendo iniciar esta viagem em Lagos, Portimão, Faro e Albufeira.
Descendo à terra, as oportunidades continuam a crescer, desde a escalada que o melhor sítio para se realizar é sem margem de dúvida em Rocha da Pena, perto de Salir em Loulé, este está classificado na Rede Natura 2000, também é uma zona perfeita para parar e apreciar a paisagem de cortar a respiração, porém o Cabo de São Vicente, no Parque Natural da Costa Vicentina, também oferece boas condições para a escalada.
Já o rappel pode ser praticado no Cerro de S. Miguel, em Moncarapacho, Olhão; um dos mais altos de todo o Algarve, ou nos penhascos da Rocha da Pena, perto de Salir ou Paderne, em Albufeira. Ação não falta quando se pratica paintball, sendo bastante procurado nas ravinas da serra em São Brás de Alportel.
Indo para as profundezas, principalmente nas zonas de Moncarapacho e Loulé, as grutas algarvias oferecem os encantos que podem ser explorados através da espeleologia.