Portimão
É uma cidade do distrito de Faro e é sede de município de 3 freguesias Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão. O município encontra-se limitado a norte por Monchique, a leste por Silves e Lagoa, a oeste por Lagos e a sul pelo extenso Oceano Atlântico.
Um pouco da história de Portimão
Com uma origem pré-histórica, a presença humana em Portimão é testemunhada na estação arqueológica de Alcalar. Também é conhecido que populações fenícias e cartaginesas permaneceram nesta região, tal como noutras regiões algarvias, estas tiveram um importante papel no intercâmbio comercial e cultura entre o Atlântico, Norte de África a o Mediterrâneo. E apesar da forte presença romana e árabe, que desenvolveram e evoluíram esta região, apenas no século XV é que Portimão se ergue como núcleo urbano.
Na época dos Descobrimento Portugueses, é que a até então, Vila Nova de Portimão teve um grande crescimento e desenvolve-se como um dos polos de expansão comercial nacional. Porém, com o terramoto de 1755, Portimão sofre graves danos e consequentemente estagnou no crescimento até ao século XIX, momento em que as indústrias relacionadas à exportação de frutos secos, pesca e a indústria conserveira, estimularam o seu florescimento.
Em 1924, Portimão obtém o estatuto de cidade. Até hoje a cidade Portimão vive um novo período de crescimento económico baseado grandemente pelo setor turísticos.