Praias do Algarve
O Algarve apresenta-se com as mais bonitas e acolhedoras praias tanto a nível nacional como a nível internacional, com finas areias e águas transparentes, acompanhadas por um património natural inigualável, que são ainda mais valorizadas com infraestruturas de apoio aos banhistas, que primam pela qualidade, conforto e segurança. Ao longo de 200km, a costa algarvia divide-se em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e amplos areais, em que as praias são todas diferentes, com distintas formas e tamanhos, totalmente banhadas tanto pelo Oceano Atlântico como pelo clima ameno. Dezenas de quilómetros de costa que oferecem o melhor das condições de qualidade e valores naturais, reforçadas com os critérios da Bandeira Azul e classificação de Qualidade de Ouro, algumas praias do Algarve são galardoadas pelas condições e qualidade da água e pelos critérios que respeitam o meio ambiente natural.
A Costa Vicentina está inserida no Parque Natural e apresenta praias que constituem verdadeiros tesouros da Natureza, mas as infraestruturas tornam-nas perfeitas, para aqueles que as procuram tanto pelo descanso em família ou descanso para si próprio ou mesmo para aqueles que querem se aventurar pelas arribas e ondas ou até para aquelas pessoas que desejam usufruir da natureza como ela é, em que a espécie humana convive harmoniosamente com a fauna e a flora do litoral mais preservado da Europa. Há que destacar a praia de Odeceixe, que faz fronteira com o Alentejo, estando rodeada por falésias, com um extenso areal, divido entre a água salgada do mar e a água doce da ribeira, em que se formam pequenas lagoas. Caminhando para sul, encontra-se a bela praia de Monte Clérigo, perto de Vale da Telha, uma pequena aldeia piscatória que se desenvolveu através desta grande areal. Seguindo-se Arrifana, encontra-se no fundo de uma enseada envolvida por altas escarpas, pelas quais se desce pelo casario que constitui a encantadora aldeia, até muito próximo do mar.
Entre paisagens com arribas altíssimas, rochedos cor de barro e um mar azul, estendem-se as praias algarvias, com as suas características bem preservadas, com águas mais mexidas e rodeadas pelo ocre de arribas e promontórios, em que rebentam arbustos e plantas selvagens, as praias da Costa Vicentina são uma delícia para os praticantes de pesca desportiva, do surf e do bodyboard. Entre outras características, estas praias também são bastante apreciadas em passeios de barco, que possibilitam admirar as rochas arenosas e argilosas das arribas, cavernas e grutas que o mar foi recortando. Na costa a sul, o mar é ligeiramente mais calmo e os areais são mais extensos, podendo ser facilmente encontrado praias que asseguram a prática de atividades como o mergulho, o windsurf, vela, canoagem, ski náutico, parasailing, jet ski, kite surf e passeios de moto de água, gaivota ou bananas, nomeadamente na Meia Praia, Praia da Luz, Praia de Faro e Ilha de Tavira, entre muitas outras.
Nestes 200 quilómetros de costa algarvia, existe sempre uma praia que se adequa melhor às necessidades de cada pessoa, aos gostos de cada um, entre as características diferenciadas, cada pessoa vê a praia que acha melhor para si, a possibilidade de escolha é oferecida. Para os apaixonados pelo meio ambienta natural e selvagem, facilmente encontram na Costa Vicentina o seu verdadeiro santuário, constituído maioritariamente por escarpas imponentes, em que se pode observar a vida selvagem muito preservada, como as águias e falcões. A oeste, a zona do Barlavento é composta por falésias douradas, com formas extravagantes, e molduram a praias de sonho, podem existir mesmo grutas e penhascos moldados pelo mar. Já na zona oriental do Algarve, o Sotavento é composto por extensos areais, que são apenas interrompidos pela Ria Formosa, que constituem amplas ilhas e línguas de areia que tornam as suas praias calmas e aprazíveis.
Para aqueles, que o procuram o descanso e divertimento em segurança, o Algarve dispõe de uma oferta excelente para as famílias, ao longo do ano. As praias algarvias oferecem as condições perfeitas para o convívio entre gerações, com animados passeios à descoberta de tesouros, construir castelos de areia, dar as primeiras braçadas nas piscinas naturais ou usufruindo dos equipamentos de diversão, as praias algarvias cumprem exigentes critérios que garantem a qualidade das águas, as condições de segurança, os requisitos de proteção ambiental e com equipamentos importantes que permitem uma estada tranquila e despreocupada, nomeadamente, restaurantes, cafés e sítios de estacionamento. Tal acontece em Odeceixe, Arrifana, Ferragudo, Carvoeiro, Albufeira, Quarteira, Manta Rota e Monte Gordo entre muitas outras praias.
Todos têm o direito de apreciar um bom dia de praia, sem estarem expostos a limitações, assim se rege o Algarve, que tem praias à medida de todos, para todos os gostos e necessidades. Banhado pelo sol durante três mil horas por ano, o Algarve oferece-se para aqueles que procuram-no pela diversão e pelo gosto de fazer atividades; para aqueles que desejam um momento sossegados; para aqueles sem pudor e fazem nudismo; para aqueles com restrições de locomoção, em possibilita um estacionamento reservados a viaturas de pessoas com deficiência, instalações sanitárias adaptadas, acesso ao areal por rampa e meios de apoio ao banho, como cadeiras e canadianas anfíbias.