Vila do Bispo

É uma vila do distrito e é sede de município de 4 freguesias Barão de São Miguel; Budens; Sagres; Vila do Bispo e Raposeira. O município de Vila do Bispo encontra-se delimitado a norte por Aljezur, a nordeste por Lagos e no litoral pela majestosa massa de água Atlântica. Desde o litoral do município até à praia de Burgau, o concelho de Vila do Bispo faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Um pouco da história de Vila do Bispo

Contando com a presença humana desde os tempos da pré-história, o território de Vila do Bispo encontra-se rodeado pelo Oceano Atlântico em três frentes. Em 1662, tornou-se concelho próprio, aquando o rei D. Afonso IV concedeu a antiga aldeia do Bispo a um membro importante da nobreza, Martim Afonso de Melo, 2º Conde de São Lourenço, sendo a figura do movimento da Restauração da Independência Portuguesa em 1640.

Ao casar com uma descendente do antigo Bispo de Silves, D. Fernando Coutinho, a quem fora atribuída a antiga Aldeia de Santa Maria do Cabo, pelo rei D. Manuel I, em 1515, de nome D. Madalena da Silva, o 2º Conde de São Lourenço solicitou o rei D. Afonso VI para que os seus feitos militares e cargos governativos fossem retribuídos, desta forma, ocupou a aldeia do Bispo, na condição de elevá-la a vila com autonomia própria.

O local de capital de importância histórica da região de Vila de Bispo e de Portugal, é a Vila de Sagres, cuja origens remontam às construções do Príncipe D. Henrique, um homem conhecido pelas importantes navegações marítimas, que projetaram Portugal pelos mares do mundo, e aqui, na Vila de Sagres morreu. Este mando erguer a Ponta de Sagre, no século XV e que viria dar origem a uma Praça de Guerra, em que o último perfil foi concluído em 1793. A Vila de Sagres era um local de apoio e proteção à navegação que demandava as paragens e guarnição militar, tendo sido concelho até meados do século XIX, cedendo-o para Vila de Bispo. A partir da década de 60 do século XX, com o boom turístico, a região de Vila de Bispo cresceu e foi projetada, ganhando protagonismo pelas suas condições e beleza paisagística e interesse histórico-cultural.

Destinos Algarvios

AlbufeiraAlcoutimAljezurCastro MarimFaroLagoaLagosLouléMonchiqueOlhãoPortimãoSão Brás de AlportelSilvesTaviraVila do BispoVila Real de Santo António