Santa Cruz
Na costa leste, encontra-se o concelho de Santa Cruz, que alberga o Aeroporto Internacional da Madeira. Este concelho é composto pelas freguesias: Santa Cruz, Camacha, Caniço, Gaula e Santo António da Serra.
O nome da freguesia de Santa Cruz proveio de um tronco seco com duas braçadas em forma de cruz, que fora encontrado na mata de loureiros, ficando assim Santa Cruz. Nesta freguesia pode-se encontrar a Praia das Palmeiras, de formação rochosa acompanhada por duas piscinas, o Complexo Complexo Balnear da Ribeira da Boaventura e o Aquaparque para aqueles que procuram diversões aquáticas.
A freguesia da Camacha tornou-se paróquia no ano de 1676, tendo sido elevada a vila em 1994 e ainda é a freguesia mais emblemática da Madeira, reconhecida internacionalmente pelo seu folclore, nomeadamente o “Bailinho da Madeira” e pelas suas obras de vime, representadas fortemente no Centro de Artesanato, que acolhe peças de mobiliário e de decoração em vime.
A freguesia do Caniço é uma das mais importantes a nível do setor turístico, contendo o importante núcleo turístico no Caniço de Baixo, sendo a segunda freguesia com mais concentração hoteleira após o Funchal. O seu nome tem origem nas plantas que se encontravam em abundâncias naquela zona, as canas compridas e delgadas espalhavam-se pelos terrenos. Nesta destaca-se o sítio do Garajau, entre o Funchal e o Caniço, cujo nome provém da grande quantidade de aves marinhas chamadas garajaus. Aqui encontra-se a Reserva Natural do Garajau criada no ano de 1986, contendo condições perfeitas para a prática de mergulho, podendo explorar a sua riqueza biológica, sendo mesmo a única reserva marinha exclusiva do país, que permite o contacto com mantas e grande peixes inofensivos.
Criada em 1558, a freguesia da Gaula, cujo o nome tem origem nas crónicas de influência romana e do romance Amadis de Gaula. Nesta freguesia destaca-se o centro de formação da Associação de Futebol da Madeira, que visa a receção dos jogos dos escalões de formação, tanto da seleção da Madeira como seleção nacional.
A única freguesias da Madeira que se encontra divida é a de Santo António da Serra, tanto pertencendo ao concelho de Santa Cruz como à de Machico. O seu nome provém do orago conscientes a Santo António, sendo também conhecida como “Santo da Serra”. Esta freguesia encontra-se envolvida por um ambiente natural de inspiração romântica, entre a sua vegetação, vilas e quintas, convida muitos a permaneceram aqui. Destaca-se também o Club de Golf Santo da Serra, tendo sido considerado um dos mais espetaculares campos de Golf na Europa, que permite ter uma visão sobre as exorbitantes montanhas e mar.